Quase metade dos domicílios com crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe tem dificuldade para cobrir as despesas básicas

O impacto socioeconômico da covid-19 afeta desproporcionalmente famílias com crianças e adolescentes, revela pesquisa apoiada pelo UNICEF

11 março 2022

Cidade do Panamá, 11 de março de 2022 – Dois anos após o início da pandemia de covid-19, 46% das famílias com crianças em 11 países da América Latina e no Caribe Oriental têm economias suficientes apenas para cobrir suas necessidades básicas por duas semanas ou menos, de acordo com uma nova pesquisa regional realizada pelo UNICEF e o organização de pesquisa aplicada IMPACT Initiatives. Cerca de uma em cada oito famílias só tem recursos financeiros suficientes para um dia.

Os domicílios com crianças e adolescentes estão em situação mais precária do que aqueles sem crianças e adolescentes. Cerca de 34% dos domicílios sem crianças e adolescentes têm economias para duas semanas ou menos – 12 pontos percentuais a menos do que aqueles com crianças e adolescentes. A pesquisa também mostrou que os domicílios com crianças e adolescentes são mais propensos do que aqueles sem crianças e adolescentes a depender do emprego informal como principal fonte de renda.

“Os meios de subsistência de quase metade das famílias com crianças e adolescentes na região estão em jogo”, disse Jean Gough, diretora regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe. “Elas vivem dia a dia no modo de sobrevivência e não podem se dar ao luxo de planejar além das próximas duas semanas. Sem apoio, mais crianças, adolescentes e suas famílias cairão ainda mais na pobreza, e nossas sociedades e economias pagarão o preço nos próximos anos”.

Durante a pandemia, o número de famílias sem o suficiente para comer disparou. Na pesquisa, 50% dos domicílios com crianças e adolescentes relataram pular refeições, em comparação com 23% em 2020. No entanto, nem todos os domicílios são afetados da mesma forma. Metade das famílias mais pobres com crianças e adolescentes reduziu a porção de comida no prato, em comparação com apenas um quinto das mais ricas.

Quando a região da América Latina e do Caribe entrou em lockdown no início da pandemia, muitos governos apressaram-se para expandir seus programas de proteção social. No entanto, dois anos após o início da crise, as famílias têm menos acesso a esse apoio, embora suas necessidades persistam. De acordo com a pesquisa, 31% dos domicílios com crianças e adolescentes recebem atualmente algum tipo de auxílio governamental, em comparação com 41% em 2020.

Durante a pandemia, o UNICEF prestou assistência técnica e financeira aos governos da América Latina e do Caribe para a adaptação e expansão de seus programas de proteção social, com foco em famílias com crianças e adolescentes. O UNICEF também implementou programas de transferência de renda para algumas das famílias mais vulneráveis, incluindo migrantes, e gerou evidências para informar as políticas sociais em toda a região.

“Embora as economias estejam começando a se recuperar da covid-19, crianças e adolescentes continuam lutando contra o impacto socioeconômico, especialmente aqueles das famílias mais pobres. A pandemia continua a afetar sua educação, saúde, nutrição e segurança. Agora não é hora de cortar apoios, mas de investir nas crianças e nos adolescentes e colocá-los no centro da recuperação da região”, disse Jean Gough.

O UNICEF pede aos governos que continuem expandindo os programas de proteção social para famílias com crianças e adolescentes. Investir em sistemas de proteção social fortes, trabalhando em prol de benefícios universais para crianças e adolescentes, pode ajudar a tirar as famílias das dificuldades econômicas e prepará-las para enfrentar crises futuras.

#####

Nota para os editores:

A coleta de dados domiciliares foi realizada por telefone em duas rodadas em 11 países (Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai) e no Caribe Oriental. A primeira rodada coletou dados em setembro de 2020 e a segunda entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. Os resultados do Brasil ainda estão por vir.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.