Quase 300 mil crianças e adolescentes afetados na Líbia após a tempestade Daniel devastar comunidades inteiras

Para além dos riscos imediatos de morte e ferimentos, as graves inundações na Líbia colocam meninas e meninos em maior risco de doenças transmitidas pela água, deslocamento e perda de serviços essenciais

14 setembro 2023
Foto da destruição na Líbia
UNICEF/UNI434931/AFP
Em 11 de setembro de 2023, pessoas olham para os danos causados pelas inundações em Derna, na Líbia.

Nova Iorque/Amã/Trípoli, 14 de setembro de 2023 – Estima-se que quase 300 mil crianças e adolescentes tenham sido expostos à grande tempestade Daniel em todo o leste da Líbia e um número crescente de meninas, meninos e famílias necessitam desesperadamente de assistência humanitária, na sequência de danos significativos em inúmeras casas, hospitais, escolas e outras infraestruturas essenciais.

A tempestade Daniel provocou estragos no leste da Líbia no domingo (10/9), rompendo barragens e destruindo edifícios em muitas cidades, mas particularmente em Al Bayda, Al Marj e na cidade costeira de Derna. Derna, uma cidade com cerca de 90 mil habitantes, já havia sido gravemente afetada por conflitos e seu caminho para a recuperação está agora atrasado em anos, dada a imensa devastação.

Há relatos de que a tempestade Daniel tenha tirado a vida de mais de 5 mil pessoas, com outras centenas ainda desaparecidas. Pelo menos 30 mil pessoas deslocadas internamente, abrigadas em escolas e em muitas áreas, permanecem isoladas e inacessíveis. Pelo menos três hospitais estão atualmente inoperantes e pelo menos dez centros de cuidados de saúde primários estão inundados.

“As crianças da Líbia enfrentam mais uma vez outra tragédia depois de mais de uma década de conflito. A nossa prioridade é aumentar a assistência que salva vidas, em particular fornecendo cuidados de saúde e abastecimento de água e saneamento, apoio psicossocial, localização de famílias e prevenção de doenças transmitidas pela água. Para evitar uma catástrofe, não podemos perder tempo”, afirmou Michele Servadei, representante do UNICEF na Líbia, que está visitando as áreas afetadas pelas inundações. “Sabemos, a partir de desastres anteriores em todo o mundo, que as consequências das inundações são muitas vezes mais mortais para meninas e meninos do que o próprio evento climático extremo. Crianças e adolescentes estão entre os mais vulneráveis e correm alto risco de surtos de doenças, falta de água potável, desnutrição, interrupções na aprendizagem e violência”.

Para além dos riscos imediatos de morte e ferimentos, as inundações na Líbia representam um risco grave para a saúde e segurança de crianças e adolescentes. Com o abastecimento de água potável comprometido, a probabilidade de surtos de diarreia e cólera, bem como de desidratação e desnutrição, aumenta significativamente. Entretanto, meninas e meninos que perdem pais e mães ou são separadas de suas famílias estão mais expostos a riscos de proteção, incluindo violência e exploração.

O UNICEF tem apoiado ativamente as crianças e os adolescentes na Líbia desde 1957 e mobilizou suprimentos vitais para apoiar a resposta humanitária imediata. Esses incluem suprimentos médicos essenciais para 10 mil pessoas, 1.100 kits de higiene, materiais para tratamento de água, bem como kits de roupas para 500 crianças.

O UNICEF necessita de pelo menos US$ 6,5 milhões para intervenções urgentes que salvam vidas e está pronto para apoiar crianças, adolescentes e famílias que necessitam de ajuda humanitária em Al Bayda, Al Marj, Benghazi, Derna e outras áreas afetadas. As prioridades imediatas são água potável, suprimentos médicos e equipes móveis de saúde, apoio psicossocial e localização de famílias.

A extensão total da assistência humanitária vai se tornar mais clara nos próximos dias, à medida que as avaliações no local continuarem e o UNICEF estiver pronto para colaborar com as autoridades na fase de recuperação e reconstrução, em particular nas instalações de saúde, água e educação.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Recursos

Foto mostra dois homens ao lado de um caminhão de suprimentos
Em 11 de setembro de 2023, após a tempestade Daniel, o UNICEF e a Sociedade do Crescente Vermelho Líbio enviam suprimentos de emergência de um armazém em Trípoli para Benghazi, na Líbia. O envio inclui 1.100 kits de higiene e suprimentos médicos vitais para 10 mil pessoas e roupas para 500 crianças.

Em uma emergência, meninas e meninos estão sempre entre os mais vulneráveis. Crianças, adolescentes e famílias afetados pela tempestade Daniel na Líbia necessitarão de abrigo, água potável, cuidados médicos, proteção e apoio psicossocial. Sempre e onde quer que ocorram emergências, o UNICEF coloca meninas e meninos em primeiro lugar. A sua doação ajuda o UNICEF a estar preparado para prestar apoio de emergência a crianças, adolescentes e famílias em todo o mundo.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.