Projeto da RaiaDrogasil/Needs e UNICEF contribui para a saúde menstrual no Ibura, no Recife

Movimento #PraQuemMenstrua levará educação sobre saúde menstrual, aliado à arte e à cultura para crianças e adolescentes recifenses

29 maio 2023
Blocks
Foto mostra um estandarte da Caravana Cultural pelo Empoderamento e Dignidade Menstrual
UNICEF/BRZ/Corinne Sciortino

Recife, 29 de maio de 2023 – O Grupo RD-RaiaDrogasil, formado pelas farmácias Droga Raia e Drogasil, realiza pela segunda vez o Movimento #PraQuemMenstrua, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Movimento #PraQuemMenstrua atua com iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local em relação à higiene; e capacitar profissionais de educação. Este é o segundo ano consecutivo dessa parceria, que começou atendendo a bairros vulneráveis em Belém, no Pará. Desta vez, o projeto vai contemplar crianças e jovens do Ibura, no Recife.

Por meio de sua marca própria Needs, a Drogasil e o UNICEF levarão para a comunidade uma agenda educativa com muita arte e cultura, além de distribuir absorventes Needs para os estudantes de escolas da região, que receberão a Caravana Cultural pelo Empoderamento e Dignidade Menstrual. A iniciativa faz parte também da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF e Prefeitura do Recife que tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes no Ibura.

“A parceria entre a marca Needs, da RaiaDrogasil, e o UNICEF reforça o nosso compromisso de contribuir com uma sociedade cada vez mais saudável, garantindo para quem menstrua mais dignidade, com acesso a itens de higiene, infraestrutura básica e, principalmente, informação de qualidade sobre o assunto. Além da distribuição de absorventes, vamos reverter parte da venda total de nossos absorventes para financiar este projeto”, afirma Renata Mascarenhas, diretora de marcas próprias na RaiaDrogasil.

O projeto contempla dez eventos itinerantes no Ibura, que são as caravanas, e tem o objetivo de alcançar 10 mil adolescentes. Oferece também oficinas de arte-educação para 1.000 jovens e seminários sobre dignidade menstrual, equidade e violência baseada em gênero para 100 profissionais que atuam com adolescentes, como membros das Secretarias Municipais da Mulher, da Educação, da Saúde e da Juventude, além de gestores municipais e de organizações de base comunitária.

“Como parte da #AgendaCidadeUNICEF, a Caravana tem ainda o objetivo de desenvolver habilidades para a vida ao mesmo tempo em que abordará temáticas sobre equidade de gênero, dignidade menstrual e prevenção de violência baseada em gênero a partir da arte educação”, destaca Luiza Leitão, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF no Brasil.

Na Caravana Cultural pelo Empoderamento e Dignidade Menstrual, além de escolas, estão previstos eventos em outros equipamentos públicos e associações comunitárias do Ibura. As caravanas serão acompanhadas por uma trupe de arte-educadoras que realizarão, durante três dias, oficinas de teatro, poesia, dança e produção audiovisual com adolescentes, além da sensibilização de profissionais sobre a importância das temáticas abordadas.

O lançamento da Caravana Cultural pelo Empoderamento e Dignidade Menstrual do Movimento #PraQuemMenstrua ocorre no dia 29 de maio, segunda-feira, às 14h, na Escola Municipal Maria Sampaio, Av. Pernambuco – Cohab, no Recife. As programações da Caravana serão realizadas sempre no contraturno do período de aulas escolares para não interferir no calendário de ensino regular.

#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para a promoção de direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a inclusão, não discriminação e não violência. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura. A #AgendaCidadeUNICEF prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. Nesse período, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Contatos para a imprensa

Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.