Prefeitura de São Paulo abre a 6ª Semana Municipal da Primeira Infância “Cuidando de quem cuida”, com personagem infantil gigante e campanha de vacinação para adultos e crianças no Centro da capital
Programação inclui intervenção com personagem José Comilão de 6 metros de altura da campanha “Vacina sim! Vacina Agora” do UNICEF, debates, mobilização sobre amamentação e atividades em unidades das redes municipais de ensino, assistência social e saúde
São Paulo, 31 de julho de 2023 – De 1º a 5 de agosto, na capital paulista, crianças e seus cuidadores poderão conhecer de perto o personagem José Comilão, da Totoy Kids – famoso por promover a alimentação saudável entre os pequenos –, e aproveitar para atualizar a carteira de vacinação. Com 6 metros de altura, o inflável do personagem ficará instalado na frente do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, durante a Semana Municipal da Primeira Infância. Todas as vacinas do calendário oficial estarão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernanda Sante Limeira – República, localizada na Praça do Patriarca, 100, a 260 metros do prédio da Prefeitura. O boneco gigante foi produzido pela Totoy para a campanha do UNICEF em prol da vacinação.
A Semana Municipal da Primeira Infância, que este ano tem o tema “Cuidando de quem cuida”, faz parte do calendário oficial da Cidade de São Paulo com o objetivo de estimular a sociedade na valorização do tema, com foco para a reflexão sobre a importância do acolhimento de mães, pais e cuidadores(as) de crianças na primeira infância. O evento é uma realização da Prefeitura de São Paulo com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Mesas temáticas
A abertura oficial da Semana Municipal da Primeira Infância e as duas primeiras mesas de debate ocorrerão no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, 1.000, das 9h às 13h, na terça-feira (1º de agosto), com participação de Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo, e de Gabriella Bighetti, CEO da United Way Brasil, junto com representantes da Prefeitura de São Paulo.
A primeira mesa de debates terá o tema “Mamãe está cansada – Saúde mental de mães e cuidadores”, contará com a presença de Francisca Edinete Nogueira de Sousa, psicóloga e mestre em Ciências Humanas da United Way Brasil; de Mayara Penina, jornalista especialista em educação infantil e cofundadora do portal “Nós, mulheres da periferia”; e de Caroline Pereira Luciano, psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Caps IJ) II Perus, e será mediada por Carla Vendler, integrante do Comitê Gestor Regional da Primeira Infância e gerente do Caps IJ II Perus.
A segunda mesa, com o tema “Paternidade Ativa”, contará com a participação de Leandro Ziotto, cofundador e diretor da 4daddy, e de Tadeu França, ator e influenciador digital que fala sobre paternidade consciente e antirracista, e terá a mediação de Leandru Sussman, psicólogo e mestre em Ciências, que desenvolve grupo reflexivo para homens autores ou não de violência, pelo SUS. Ao final do debate, acontecerá a intervenção artística “Manifesto da mulher maravilha – mamãe não é guerreira”, performance que clama por acolhimento e reconhecimento do trabalho invisível que é o cuidar e foi criada por integrantes do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (Programa Piapi), da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Inclusão desde a primeira infância
Na quarta-feira (2/8), dois eventos ocorrerão simultaneamente, um na sede da Prefeitura (Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá, 15) e outro na Praça das Artes (Av. São João, 281), das 9h às 13h. No Edifício Matarazzo, às 10 horas, a Secretaria Municipal da Educação divulgará as ações de promoção ao aleitamento materno do “CEI Amigo do Peito” para gestores e famílias com bebês e crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs).
Na Praça das Artes, às 9h30, ocorrerá a mesa de debate “Famílias com crianças com deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, que receberá Katia Gavranich Camargo, nutricionista e produtora cultural, pessoa com deficiência e mãe de um jovem autista, e Carola Videira, educadora, consultora e fundadora da Turma do Jiló, e terá mediação realizada por Renata Beluzzo, coordenadora de Políticas e Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). A mesa seguinte terá o tema “Antirracismo na Primeira Infância (famílias negras e indígenas)” e receberá Adriana Arcebispo, criadora de conteúdo integrante do canal Família Quilombo; Vanessa Paumari, pedagoga da Terra, que atua na Coordenação de Povos Indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); e Silvane Silva, co-organizadora do Currículo da Cidade de São Paulo: Educação Antirracista, e terá mediação de Will Lima, coordenador do Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (Piapi), da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Ainda no dia 2, a partir das 16h, acontecerá a mesa sobre “Famílias e crianças em situação de rua e na rua – como trabalhar em rede” na sede da Prefeitura. A mesa terá a presença de Laura Salatino (Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama – FDUSP), Giulia Patitucci (Programa Reencontro – Sepe/SGM), Pamela Barbosa (Centro de Referência da Criança e Adolescente em Situação de Rua – Sefras/SMDHC), Isabel Ferreira (Projeto Quixote), Carolina Lanfranchi (Observatório da Vigilância Socioassistencial – COVS/SMADS) e Surama Pereira (Coordenação de Proteção Social Especial/SMADS) e será mediada por Tifani Declaira Paulini Coelho (SMDHC).
Prevenção às violências
O terceiro dia de debates (quinta-feira dia 3) acontecerá no auditório Rubino de Oliveira da Faculdade de Direito da USP, das 9h às 18h. A primeira mesa trará a questão da “Prevenção às Violências na Primeira Infância” e contará com a participação de Elisa Rachel Pisani Altafim, consultora do UNICEF para a prevenção de violências contra as crianças e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP; Elisandra Felix, psicóloga que atua na Supervisão de Observação da Infância (SOI) nas frentes do Núcleo de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (Nudeca) e Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (Naapa), e Rose Miyahara, doutora em Psicologia e coordenadora de Ensino do Centro de Referência às Vítimas da Violência do Instituto Sedes Sapientiae, e com mediação de Sidnei das Neves, psicólogo, produtor cultural e gerente do Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV) Claret II Brasilândia. A segunda mesa do dia abordará o tema “Efeitos Nocivos da Exposição precoce às telas na primeira infância” e contará com a presença de Patrícia Camargo, sócia do projeto Tempo Junto, brinquedista e especialista em neurociência e desenvolvimento infantil, e Gabriel Salgado, jornalista e coordenador de Educação no Instituto Alana.
Plano Municipal pela Primeira Infância e Mamaço
Além das mesas de debate, na quinta-feira, às 16h, o Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância realizará a apresentação do Balanço 2022 do Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030, na Faculdade de Direito da USP, com presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, da sociedade civil e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A programação da Semana Municipal da Primeira Infância também incluirá no sábado dia 5, às 9 horas, o V Mamaço Leste SP, no Parque do Carmo, Avenida Afonso de Sampaio Souza, 951, Itaquera. O Mamaço é um evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto se entrosam com as outras pessoas presentes. É uma forma de promover a amamentação, de dar apoio psicológico e fortalecer a relação que existe entre mãe e filho. Durante o evento também ocorrerá a vivência "Natureza, Cores e Arte na Primeira infância" que, por meio de texturas, aromas e pigmentos naturais, deseja promover processos criativos, percepções sensoriais e expressões artísticas entre adultos e crianças com as artistas educadoras Carmem Lazari, Vanessa Novaes e Vitinho.
Para participar dos eventos presencialmente, é necessário realizar inscrição neste formulário: https://bit.ly/SMPI2023. As vagas são limitadas. Todas as mesas serão transmitidas ao vivo no YouTube @PrimeiraInfanciaPMSP e terão interpretação em libras.
As atividades são planejadas por Secretarias que atuam na Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, a saber, SGM/Sepe, SME, SMS, SMDHC, SMADS, SMC, SVMA, SMPED, SMIT, SMT, SMUL, SEHAB, SMDET, SMSUB e Seme. Confira a programação completa do evento e os participantes dos painéis no site da Prefeitura de São Paulo.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.