Pequim+25: Empoderamento de meninas da América Latina e do Caribe

Brasileira de 18 anos – integrante de projeto Empodera: Hoje menina, amanhã mulher, apoiado pelo UNICEF no Recife – foi uma das escolhidas para participar da Consulta Regional de Juventude para Pequim+25, realizada em Santiago, no Chile

28 janeiro 2020
a jovem Carminha está em frente a uma parede toda colorida. ela sorri e segura uma placa que diz 'generación igualdad'
UNICEF/BRZ/Gabriela Goulart Mora

Santiago, 28 de janeiro de 2020 – De 25 a 28 de janeiro de 2020, um grupo de jovens ativistas pela igualdade de gênero de 24 países da América Latina e do Caribe participa da Consulta Regional de Juventude para Pequim+25, na capital chilena, discutindo os avanços, retrocessos, desafios e prioridades para alcançar a igualdade de gênero.

A brasileira Carminha Silvestre, 18 anos, foi uma das 64 pessoas selecionadas entre mais de 350 jovens candidatas e candidatos que postularam uma vaga para participar da Consulta Regional de Juventude para Pequim+25. Com uma carta em que conta a sua história de superação e envolvimento no projeto de empoderamento de meninas no Recife, Carminha foi escolhida para representar as meninas de bairros periféricos dos grandes centros urbanos brasileiros nesses eventos.

Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, Carminha e outras nove meninas de redes juvenis da América Latina se encontram com representantes mais experientes do movimento de mulheres para um diálogo intergeracional sobre os avanços e desafios em relação aos objetivos estratégicos do Capítulo sobre a Menina da Plataforma de Ação de Pequim. Por meio de uma metodologia participativa, as participantes poderão trocar experiência e conhecimento sobre como fomentar a igualdade de gênero em seus países.

Os resultados desses eventos serão apresentados no Fórum Geração Igualdade, a realizar-se no México, no próximo mês de maio, e em Paris, em junho, e levados, em setembro, à Assembleia Geral da ONU, que neste ano aborda, entre outros temas, o aniversário de 25 anos da Plataforma de Ação de Pequim. Durante a Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, em Pequim, China, em 1995, essa Plataforma de Ação estabeleceu uma agenda visionária para o empoderamento de mulheres e meninas no mundo todo.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1979

Telefone: (61) 98166 1649

Ester Correa Coelho

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1973

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.