Pelo menos 100 mil crianças e adolescentes afetados pelo terremoto em Marrocos

11 setembro 2023
Foto de pessoas no meio da rua de noite
UNICEF/UNI433682/Senna/AFP
Em 9 de setembro de 2023, moradores ficam em uma praça em Marrakech, após poderoso terremoto atingir Marrocos na noite de 8 de setembro.

Nova Iorque/Amã, 11 de setembro de 2023 – Os relatórios iniciais indicam que aproximadamente 100 mil crianças e adolescentes foram afetados pelo poderoso terremoto que atingiu Marrocos na noite de sexta-feira – o evento sísmico mais forte a atingir o país desde 1960. Como em todos os grandes terremotos, é provável que os tremores secundários continuem nos próximos dias e semanas, colocando crianças, adolescentes e famílias em maior risco.

O terremoto de magnitude 6.8 ocorreu pouco depois das 23h do dia 8 de setembro, num momento em que a maioria dos meninos, meninas e famílias estariam em casa dormindo. As Nações Unidas estimam que mais de 300 mil pessoas foram afetadas em Marrakesh e nas montanhas Alto Atlas.

Segundo as autoridades, mais de 2.800 pessoas foram mortas, incluindo crianças e adolescentes, e milhares ficaram feridas. É provável que esses números só aumentem. Embora o UNICEF ainda não saiba o número exato de crianças e adolescentes mortos e feridos, as últimas estimativas de 2022 indicam que meninas e meninos representam quase um terço da população em Marrocos.

Milhares de casas foram destruídas, deslocando famílias e expondo-as a fenômenos atmosféricos numa época do ano em que as temperaturas caem durante a noite. Escolas, hospitais e outras instalações médicas e educacionais foram danificados ou destruídos pelos terremotos, afetando ainda mais crianças e adolescentes.

O UNICEF presta apoio às crianças e aos adolescentes de Marrocos desde 1957, abrindo um escritório no país em 1978, e já mobilizou pessoal humanitário para apoiar a resposta imediata no local, que está sendo liderada pelo Governo de Marrocos. Em estreita coordenação com as autoridades e os parceiros da ONU, o UNICEF está pronto para apoiar ainda mais a resposta humanitária, conforme necessário, para chegar às crianças, aos adolescentes e às famílias afetados com suprimentos e serviços essenciais.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Recursos

Foto mostra crianças pequenas sentadas no chão de terra ao lado de barracas

Numa emergência, meninas e meninos estão sempre entre os mais vulneráveis. Crianças, adolescentes e famílias deslocados pelo terremoto em Marrocos necessitarão de abrigo, água potável, cuidados médicos, proteção e apoio psicossocial. Sempre e onde quer que ocorram emergências, o UNICEF coloca meninas e meninos em primeiro lugar. A sua doação ajuda o UNICEF a estar preparado para prestar apoio de emergência às crianças, aos adolescentes e às suas famílias.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.