Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

Assinatura do Pacto em prol da promoção da Inclusão Produtiva das Juventudes em situação de vulnerabilidade até 2030

26 dezembro 2023

Brasília, 26 de dezembro de 2023 – O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes: Um chamado para a ação – iniciativa da frente de juventudes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) – e Organização Internacional do Trabalho (OIT) –, foi lançado no dia 11 de dezembro de 2023, visando à construção de uma política pública nacional, em parceria com governos, empresas, fundações, institutos e organizações, para promover a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade até 2030, por meio da geração de oportunidades de trabalho e formação profissional.

“A assinatura desse pacto representa um passo importante para garantir que as juventudes do Brasil possam alcançar seu potencial e acessar oportunidades de formação, trabalho e renda que possam transformar uma geração inteira”, diz Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.

O Brasil conta com 45,3 milhões de adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, segundo dados do Censo Demográfico 2022. O País está vivenciando os últimos anos do chamado “bônus demográfico”, e é urgente investir na adolescência e juventude para ter impactos no Brasil de hoje e do futuro.

A juventude brasileira é uma juventude trabalhadora. Portanto, os jovens desempenham um papel fundamental, sendo eles os principais beneficiários e agentes de transformação nesse processo. O engajamento ativo dos jovens é essencial para impulsionar a sua própria inclusão e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico.

“Eu quero que vocês [empresas, governos e sociedade civil] sejam nosso degrau para que lá na frente a gente chegue lá por vocês e com vocês, porque uma oportunidade salva vidas e ela salvou a minha. Por isso, o dia de hoje é importante para fixar do que os jovens precisam, do que eu preciso e do que a minha comunidade, cidade e país precisam”, diz Taís Nunes, 18 anos, jovem aprendiz do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Parauapebas, Pará.

Segundo dados do MTE, o desemprego entre jovens no Brasil é, na média, o dobro da população geral historicamente. Em 2023, o País tem 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos desempregados, sendo que 55% são mulheres e pessoas pretas e pardas. Dados recentes publicados pelo IBGE demonstram que um em cada cinco jovens na faixa etária de 15 a 29 anos não está trabalhando e nem estudando. São 10,9 milhões de jovens brasileiros nessa categoria.

Para reverter esse cenário, a união de diferentes atores é fundamental. Um grupo de 19 empresas esteve presente – entre elas, Aegea Saneamento, Ambev, Banco do Brasil, BRF, Caixa, Correios, Eletrobras, Fundação Raízen, Grupo L´Oréal no Brasil, Magazine Luiza, Mercado Livre, Microsoft, Unilever, Vale, Vivo e Fundação Telefônica Vivo, e WMcCann – e aderiram ao Pacto durante o evento.

1MiO – A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF, reúne empresas, sociedade civil, governos e juventudes para criar oportunidades de formação e trabalho decente para jovens de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, de todo o Brasil. Em três anos, o 1MiO já reúne quase 150 empresas, mais de 30 organizações sociais, sete estados e 1.834 municípios parceiros, incluindo oito centros urbanos, e gerou em torno de 486 mil oportunidades. Conheça mais em 1mio.com.br.

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.