Pacto Global da ONU, UNICEF, MTE e parceiros lançam Educa2030 no Brasil, com capacitação para auxiliar empresas na inclusão de jovens

Movimento criado para promover educação diversa e inclusiva ganha lançamento nacional no Museu de Arte Moderna, em São Paulo

06 maio 2024

São Paulo, 8 de maio de 2024 - O Educa2030, décimo Movimento da estratégia Ambição 2030 do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, terá lançamento nacional no dia 8 de maio, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo. O Movimento tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço da educação no país e trabalha em três pilares principais: aumento da escolaridade de funcionários e terceiros nas empresas, inclusão produtiva de jovens, com foco em Jovem Aprendiz, e desenvolvimento profissional de mulheres em áreas STEM (grupo de carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática). O Educa2030 tem como parceiros estratégicos o UNICEF e o Ministério do Trabalho e Emprego. As embaixadoras são Globo e Yduqs.

No evento, especialistas falarão sobre cada um dos pilares do Movimento: Benilda Brito (Mútua Consultoria), Gustavo Heidrich (UNICEF), Rebeca Otero (Unesco), Patrícia Mota (Fundação Itaú Social ) e João Alegria (Fundação Roberto Marinho) participarão de debate sobre a escolaridade no Brasil e o papel do setor privado; a astrônoma Carolina Assis falará sobre desenvolvimento profissional de mulheres no STEM; e Gustavo Silva (MTST) trará a inclusão produtiva das juventudes, com foco no jovem aprendiz.

Além disso, a programação terá na abertura a presença de Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, Adriana Alvarenga (Chefe do Escritório do UNICEF em São Paulo), Rebeca Otero (Coordenadora do Setor de Educação, da Unesco) e Magno Lavigne (Secretário de Qualificação,  e Fomento à Geração de Emprego e Renda, do Ministério de Trabalho e Emprego).

Durante o evento, será apresentada a Jornada do Conhecimento do Educa2030 Jovem Aprendiz, que visa capacitar empresas para a inclusão de jovens aprendizes, não apenas atendendo às obrigações legais, mas também promovendo práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, visando o fortalecimento de empregos verdes dentro das empresas.  A Jornada busca criar uma plataforma colaborativa, envolvendo empresas, instituições qualificadoras, organizações da sociedade civil e entidades governamentais para troca de conhecimento e criação de soluções conjuntas para fomentar o emprego de jovens aprendizes no Brasil.

Como o Brasil ainda enfrenta um cenário distinto do restante do mundo em que o envelhecimento da população é uma realidade, há o entendimento de que trata-se de momento decisivo para o investimento na formação e qualificação da geração que acaba de ingressar no mercado de trabalho.

“Com mais de 49 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o Brasil tem uma grande oportunidade pela frente: é a hora de aproveitar a sua maior e última geração de maioria jovem. A formação profissional é fundamental para a inclusão produtiva dessa parcela da população. Pesquisa da Fundação Roberto Marinho mostra que 68% dos jovens em programas de aprendizagem conseguem empregos formais, destacando sua importância na transição para o mercado de trabalho", explica Gustavo Heidrich, oficial de educação do UNICEF e líder da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades. "Apesar dos desafios, como a pobreza afetando mais de 60% das crianças e adolescentes, a participação nesses programas pode fazer a diferença, capacitando jovens e gerando um impacto positivo em suas vidas e na sociedade”.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), parceiro estratégico do Educa2030, desenvolveu a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), uma parceria intersetorial entre empresas, governos, sociedade civil e jovens que tem como objetivo fomentar oportunidades de aprendiz, estágio, primeiro emprego e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade de 14 a 29 anos em todo Brasil.  Através da plataforma ( https://1mio.com.br/), é possível fazer a conexão entre os jovens aprendizes e vagas disponíveis nas grandes empresas, além de formação para os jovens em diversas competências. 

 

“A Educação é fundamental para o avanço da Agenda 2030 e atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para o crescimento social, econômico e ambiental do país. No Educa2030, que chegou para acelerar o ODS 4 de Educação, o setor empresarial tem a oportunidade de impactar positivamente a vida daqueles que fazem parte de seu ecossistema, além de aumentar a empregabilidade de diversas pessoas, sobretudo das mais vulneráveis”, comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU - Rede Brasil.

O Educa2030 foi apresentado pela primeira vez em novembro do ano passado, em evento internacional durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Genebra, como o mais recente Movimento da Estratégia Ambição 2030, criada pelo Pacto Global da ONU - Rede Brasil há dois anos. A iniciativa é um chamado urgente para o setor privado assumir metas públicas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os outros nove Movimentos são: +Água, Ambição NetZero, Conexão Circular, Elas Lideram 2030, Impacto Amazônia, Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno e Transparência 100%.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website .

 

Sobre o Pacto Global da ONU - Rede Brasil

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website.

 

Sobre a Globo

O conteúdo brasileiro é a alma da Globo. Maior empresa de comunicação da América Latina, a Globo se orgulha de ter o Brasil como fonte de inspiração. Seu conteúdo informa, diverte e contribui para a evolução da sociedade brasileira, porque conversa com milhões de pessoas todos os dias. Com 2/3 da população brasileira todas as semanas. E com 96% dos brasileiros todos os anos. Um impacto possível pelo seu ecossistema único de distribuição estratégica de conteúdo em suas múltiplas plataformas. Maior produtora e fomentadora do mercado audiovisual do país, a Globo possui o maior complexo de estúdios do Brasil e reúne canais de TV aberta - com cinco emissoras próprias e uma rede de 118 afiliadas -, 20 canais de TV por assinatura, plataforma de streaming e produtos digitais. A empresa já teve seu conteúdo dublado em 70 idiomas de 160 territórios e recebeu mais de 90 indicações ao Emmy Internacional.

 

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

No Brasil, entre outras iniciativas, o UNICEF lidera o Um Milhão de Oportunidades (1MiO), iniciativa que reúne empresas, sociedade civil e governos para criar oportunidades de formação e trabalho decente para jovens em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil de 14 a 29 anos. Em três anos, o 1MiO já reúne mais de 160 empresas, 1.834 municípios, sete Estados e o Governo Federal como parceiros e gerou mais de 512 mil oportunidades. Conheça mais em 1mio.com.br.

 

Sobre a Yduqs

A Yduqs é um dos maiores grupos de educação superior no Brasil, presente em todo o território nacional e com mais de 1,4 milhão de alunos. Foi reconhecida, em outubro de 2023, pela MSCI - autoridade global na avaliação de práticas de sustentabilidade corporativa - com recente elevação de sua classificação para “AA”, tornando-se o único grupo de educação da América Latina classificado como “ESG leader”. É uma das organizações que mais inova e cresce no país, por meio da expansão orgânica e pelo ingresso de novas instituições e negócios. Isso cria um ambiente interno incrivelmente dinâmico, com mais de 16 mil colaboradores, orientado à inovação. Suas principais instituições de ensino são Ibmec, Estácio e Wyden. Também compõem o portfólio da Yduqs o IDOMED, que reúne 17 escolas de Medicina em todo o país, e as edtechs grupoQ, Hardwork Medicina e EnsineMe, unidade de metodologia, conteúdo e plataformas digitais. Em 2021, foi criado o Instituto Yduqs, que congrega e potencializa todas as ações de promoção social das marcas do grupo de ensino.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.