Organizações lançam laboratório para promover inclusão produtiva das juventudes

Iniciativa foi lançada pelo UNICEF, FGV DGPE, Itaú Educação e Trabalho e Instituto Unibanco durante evento em São Paulo

22 setembro 2023

São Paulo, 22 de setembro de 2023 – Com o objetivo de apoiar, mobilizar e incentivar o desenvolvimento de políticas públicas com foco na preparação de jovens para o mundo do trabalho, foi lançado na última quinta-feira (21/9) o Laboratório de Inclusão Produtiva das Juventudes (LINC), durante o Encontro Educação e Trabalho: Perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho em São Paulo. Esta é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), Itaú Educação e Trabalho e do Instituto Unibanco.

O laboratório nasce com objetivo de mitigar os desafios em torno da inclusão produtiva das juventudes brasileiras a partir de uma ampla coalizão com a sociedade civil, governos e setor produtivo.

O LINC vai atuar a partir dos seguintes eixos: Comunicação e engajamento; Mapeamento de boas práticas; Formação; Reconhecimento; Organização e produção de conhecimento acadêmico; Apoio técnico; e Monitoramento. Dentro desses eixos, serão desenvolvidas ações como fomento a uma agenda nacional para a inclusão produtiva das juventudes, apoio na implementação ou aprimoramento de políticas públicas, mapeamento e incentivo a boas práticas, produção de conhecimento sobre a temática, entre outros.

Segundo Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, a iniciativa vem em um momento importante em que o País caminha para uma transição do bônus demográfico, e terá, em breve, menos jovens e mais idosos. “Quando olhamos para as juventudes no Brasil, podemos observar que a taxa de desemprego desse grupo é mais alta do que a geral. Por isso, a necessidade de se construir políticas públicas de inclusão produtiva para os jovens que não vão para o ensino superior, que somam mais de 80% dos estudantes, atualmente. Com o LINC, será possível criar iniciativas para a inserção dos jovens no mundo do trabalho, orientá-los e prepará-los para as oportunidades que são oferecidas hoje. Só assim poderemos conter a reversão em que caminha nosso bônus demográfico”, explica Inoue.

O oficial de Educação do UNICEF no Brasil e coordenador da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), Gustavo Heidrich, destaca que a iniciativa terá as juventudes no centro das ações, contemplando, principalmente, seus anseios. “Precisamos desenhar programas e políticas para as juventudes com base no que elas e eles querem, e em como querem. Falar do mundo do trabalho para diversas juventudes do Brasil, a maioria exposta a múltiplas vulnerabilidades, é falar de como reconstruir seus projetos de vida a partir de uma escuta ativa e atenta, garantindo direitos e gerando oportunidades. O UNICEF tem esse papel de cocriar e impulsionar o protagonismo dos adolescentes e jovens, e com o LINC, estamos juntos com a FGV, o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco no esforço de trazer a voz das juventudes para as políticas públicas”.

José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV, avalia que educação profissional, juventudes, empregabilidade e cidadania são agendas urgentes. “A pesquisa Education at a Glance 2023, publicada este mês, mostra que apenas 11% dos estudantes brasileiros com idade entre 15 e 19 anos estão inseridos no mundo da educação profissional, mesmo percentual dos com idade entre 20 e 24 anos. Temos conhecimentos e aprendizados consolidados para reverter esse quadro. Somar esforços é estratégico”.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, o LINC possui alto potencial de gerar impacto por ser um fomentador de projetos integrados, que abordam a inclusão do jovem sob diferentes perspectivas. “Se queremos reforçar a inclusão produtiva dos jovens, não podemos olhar só para a educação, ou só para o mercado. É preciso um olhar integral. Apenas se esse jovem tiver condições mínimas de saúde física e mental, convivência, acesso à cultura e o básico de estrutura financeira, ele terá como se desenvolver e disputar espaço de trabalho. O LINC vem ajudar nesse processo, fomentando a organização de um ecossistema de políticas públicas e projetos que, juntos, ofereçam a nossos jovens a informação, a orientação, o apoio, o incentivo e o acompanhamento necessários para iniciar bem a sua jornada laboral no mundo”.

As ações do laboratório poderão ser acompanhadas no portal do LINC.

Contatos para a imprensa

Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.