Oportunidades que protegem crianças e adolescentes são tema de campanha no Litoral Sul de São Paulo

UNICEF, MPT, Agenda Pública e Instituto Camará Calunga promovem campanha de conscientização para fortalecer a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência

30 setembro 2021

São Paulo, 30 de setembro de 2021 – Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes por meio do incentivo à educação, à inclusão no mundo do trabalho e à participação de adolescentes e jovens na construção de políticas públicas, a campanha “Oportunidades que protegem” está sendo promovida no Litoral Sul de São Paulo. A ação faz parte da iniciativa Crescer com Proteção, realizada pelo UNICEF, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga, em oito municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo: Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe e São Vicente.

“É fundamental que não somente gestores públicos, mas a sociedade em geral entenda a importância que as oportunidades garantidas a crianças, adolescentes e jovens têm na prevenção de violências e no desenvolvimento integral de meninos e meninas. Todos nós temos um papel na promoção dessas oportunidades, seja a garantia do direito de estudar, a oferta de oportunidades para inserção no mundo do trabalho ou o apoio a espaços de diálogo com adolescentes e jovens”, afirma Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

Personagens reais contam suas histórias nos filmes da campanha, que começam a ser veiculados em outubro na TV aberta, em parceria com a TV Tribuna, para a população da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Nauany Pótu-Coereguá, Jhonatan Silva e Vitória do Espírito Santo falam da importância de ter em sua vida a oportunidade de estudar, se inserir no mundo do trabalho e de participar de maneira ativa de seus municípios.

Assista aos vídeos abaixo

Quatro programas de rádio com o tema “Entendendo os meus direitos com o UNICEF” ajudam a explicar a importância e o papel do Sistema de Garantia de Direitos na proteção de violências contra crianças e adolescentes. A campanha conta ainda com artes digitais e histórias de vidas disponíveis no site e nas plataformas online do UNICEF Brasil que podem ser acompanhadas pela #oportunidadesqueprotegem.

“Não existe mudança sem oportunidades. A experiência do Ministério Público do Trabalho reafirma a necessidade de políticas públicas, diálogo e conjunção de esforços institucionais para a construção de um cenário de dignidade e proteção às crianças e adolescentes, seja no meio familiar ou no mundo do trabalho. Nós apoiamos essa iniciativa”, ressalta o procurador Gustavo Rizzo Ricardo.

Sobre o Crescer com Proteção – Crescer com Proteção é uma iniciativa em parceria entre o UNICEF e o Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa proteger crianças e adolescentes do Litoral Sul da Baixada Santista e do Vale do Ribeira contra todas as formas de violência. Lançada em 2020, a iniciativa busca o aperfeiçoamento de políticas públicas, o fortalecimento de gestores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, o engajamento de adolescentes e a sensibilização dos cidadãos das cidades de Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente. A iniciativa conta com a parceria técnica da Agenda Pública e do Instituto Camará Calunga. Desde o início de sua implementação, em julho de 2020, o Crescer com Proteção tem alcançado avanços na proteção de crianças e adolescentes e, até dezembro deste ano, vai habilitar profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e das Polícias Civil e Militar da região com mecanismos de escuta especializada a depoimentos de vítimas de abuso sexual.

Sobre o Ministério Público do Trabalho – O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores, seja no âmbito judicial ou administrativo. Compete também ao MPT propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses de crianças e adolescentes, incapazes e índios, decorrentes de relações de trabalho.

Sobre a Agenda Pública – A Agenda Pública é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) com o propósito de tornar os serviços públicos brasileiros mais inteligentes, simples e humanos. Para isso, combina esforços de governos, iniciativa privada e sociedade civil para fortalecer equipes, instituições e territórios, ampliando capacidades, oportunidades e bem-estar para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Sobre o Instituto Camará Calunga – O Instituto Camará Calunga foi fundado em 1997 na cidade de São Vicente e tem como principal objetivo defender e promover os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. Atua em processos de formação a partir da realidade de seus participantes, desenvolvendo questões como coletividade, cidadania e pensamento crítico. É apoiado por organizações públicas e privadas, como a Fundação Itaú Social.

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.