Nota sobre o falecimento do jornalista Gilberto Dimenstein
Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Gilberto Dimenstein.
O Brasil e todos nós que trabalhamos pelo bem-estar e a proteção de crianças e adolescentes perdemos, nesta sexta-feira (29), um aliado extraordinário. Os direitos da criança e do adolescente eram central no trabalho e na vida de Gilberto Dimenstein. Em 1990, já inspirado com o recém-aprovado Estatuto da Criança e do Adolescente, Gilberto começou a desenhar uma nova página dos direitos de meninas e meninos no Brasil. Com a criação da Agência de Notícias pelos Direito da Infância (ANDI), ajudou a colocar a infância no centro da pauta jornalística. Fica, até hoje, como um dos seus legados, uma iniciativa excepcional, que virou inspiração para outras tantas aqui e em diferentes países, ilustrando a liderança do Brasil nos direitos da criança e do adolescente.
Gilberto, como poucos, soube fazer do jornalismo uma ferramenta de transformação social. Suas grandes reportagens e seus livros traziam um olhar cuidadoso e preocupado sobre as meninas e os meninos brasileiros. Muitas vezes, traziam alertas e faziam com que o poder público e a sociedade se mobilizassem para proteger as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, sobretudo aqueles mais difíceis de serem alcançadas, que sofrem violência, invisíveis aos olhos da sociedade.
Sempre muito presente na defesa dos direitos humanos, foram muitos os projetos e iniciativas liderados ou influenciados por ele que buscavam promover uma cidade e um mundo melhor para meninas e meninos. Alguns dos mais marcantes foram a Cidade Escola Aprendiz e o Catraca Livre.
Gilberto sempre esteve ao lado do UNICEF e das organizações que trabalham pelos direitos de crianças e adolescentes. Gilberto sempre esteve perto das crianças e dos adolescentes que mais precisam. Gilberto ajudou a recriar a infância brasileira, mais justa e mais feliz.
Em nome do UNICEF, enviamos um abraço solidário à família e amigos.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.