Mostra cultural #OIburaéMuitoMais apresenta o bairro do Recife pelo olhar de adolescentes

Fotos e vídeos com perspectivas do bairro foram produzidos, com celulares doados pelo projeto #IburaTáON, como resultado da oficina de criação audiovisual

06 dezembro 2022

Recife, 6 de dezembro de 2022 – Com fotos e vídeos produzidos por adolescentes, a Mostra Cultural #OIburaéMuitoMais apresentará o olhar de meninas e meninos sobre o local onde moram. A exposição tem como um de seus objetivos dar visibilidade ao potencial do bairro, região vulnerável do Recife, marcada também pela violência e seus estigmas. O evento ocorre nesta quarta-feira (7/12), a partir das 14h, no auditório da escola Jordão Emerenciano, no Ibura.

A atividade é resultado da Oficina de Criação Audiovisual realizada, em novembro, com um grupo de 50 dos 212 adolescentes que receberam celulares e acesso à internet pelo projeto #OIburaTáON. Durante a oficina, que teve um total de 20 horas, foram trabalhados temas teóricos e práticos, como criação de roteiro e edição de imagens, conceitos fotográficos e estéticos básicos e produção de conteúdo.

“Na Mostra, poderemos ver como os adolescentes retrataram seu bairro de forma positiva. Aprenderam a parte técnica, mas também a importância de olhar para a sua comunidade e reconhecer as possibilidades, não aceitar os preconceitos e ir em busca de oportunidades”, afirmou a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, Luiza de Sá Leitão. O projeto faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF com a Prefeitura do Recife.

“Cada vez que nos aproximamos mais desses jovens e de suas famílias, com diálogos e responsabilidade, contribuímos para avançar na garantia de direitos, no enfrentamento da violência e, especialmente, na construção de uma cultura de paz e de valorização da vida”, afirmou a especialista em Mobilização da Asserte, Cleide Moraes.

#OIburaTáON – Como parte da #AgendaCidadeUNICEF, o projeto #OIburaTáON entregou kits de conectividade para 212 estudantes de quatro escolas do bairro. Antes de receberem os telefones, eles participaram de um ciclo de oficinas educativas em que foram abordados temas como Identidade, Cidadania, Saúde, Autoestima, Família e Mercado de Trabalho. A iniciativa contou com o apoio do YouTube e foi implementada pela Asserte, tendo o apoio local da organização Etapas. A Oficina de Criação Audiovisual foi desenvolvida pela Jacaré Vídeo.

#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para a promoção de direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a inclusão, não discriminação e não violência. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura. A #AgendaCidadeUNICEF prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. Nesse período, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Serviço
O quê
: Mostra Cultural #OiburaéMuitoMais
Onde
: Auditório da Escola Jordão Emerenciano, no Ibura.
Quando: Quarta-feira 7 de dezembro de 2022, a partir das 14h

Contatos para a imprensa

Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.