Mais de 230 unidades de saúde e educação infantil recebem certificação por melhorar atendimento a crianças na primeira infância

Evento em Brasília marca resultados e o novo ciclo da estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), desenvolvida pelo UNICEF, com parceria estratégica de Roche, em seis capitais brasileiras

26 outubro 2023
Encontro Uapi em Brasília
UNICEF/BRZ/Marco Aurélio

Brasília, 26 de outubro de 2023 – A primeira infância é uma oportunidade única para o desenvolvimento da criança. Para garantir o cuidado integral nessa etapa da vida, o UNICEF desenvolveu a estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), em parceria estratégica com Roche, para contribuir com seis capitais – Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís – na promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância. Em um ano, 363 unidades básicas de saúde (UBS) e 106 unidades de educação infantil participaram da Uapi, e 235 foram certificadas por melhorar indicadores relacionados ao atendimento na primeira infância. Os resultados e próximos passos da Uapi foram temas de evento em Brasília nesta quinta-feira, 26 de outubro.

Entre as 235 unidades certificadas, 165 eram UBS, alcançando mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes. As outras 70 unidades eram de educação infantil, atendendo 8 mil bebês e crianças. “O esforço intersetorial, fortalecendo capacidades dentro dos serviços públicos que já atendem grande parte da população, é fundamental para a garantia de direitos, com impactos duradouros e de larga escala”, diz Luciana Phebo, chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil.

Nas unidades que participam da Uapi, houve importantes melhorias nos indicadores de saúde, com destaque para o aumento de 40,2% no percentual de crianças imunizadas e 22,6% na prevalência de crianças de até 6 meses em aleitamento materno exclusivo, entre outros. “Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida”, afirma Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.

Em um ano, mais de 2,9 mil profissionais de saúde e educação infantil foram capacitados por meio da estratégia Uapi. A capacitação online é composta de três módulos que abordam a atenção integral e integrada da rede de serviços básicos para a primeira infância, além disso, ocorreram capacitações presenciais sobre atendimento às crianças com deficiência e doenças raras e prevenção contra as violências na primeira infância.

“A educação infantil é uma etapa essencial para o pleno desenvolvimento de nossas crianças, trazendo contribuições relevantes ao longo de toda a vida. A Uapi demonstra que é possível avançar nos indicadores de saúde e de educação para assegurar os direitos da primeira infância”, afirma Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Evento em Brasília reúne prefeitos e secretários para discutir políticas da primeira infância
O evento, realizado nesta quinta-feira, 26 de outubro, em Brasília, reuniu prefeitos, secretários municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e representantes do setor privado para promover a intersetorialidade e o intercâmbio de boas práticas e sistemas de informação e a atenção integral e integrada à primeira infância.

Encontro UAPI
UNICEF/BRZ/Marco Aurélio
Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação; Marcos Vinicius Soares Pedrosa, diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral do Ministério da Saúde; Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil; e Luciana Phebo, chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil.

Participaram do encontro Kátia Schweickardt, secretária nacional de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação; Sônia Venâncio, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde; Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil; Luciana Phebo, chefe de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil; Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; e Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.

“Investir em saúde e educação é o melhor, senão o único, caminho para construirmos um futuro de mais equidade para o Brasil. Precisamos dialogar e colaborar para que os aprendizados gerados por projetos como as Uapis nos ajudem a construir políticas públicas que melhorem a atenção primária no país”, afirma Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil.

Encontro UAPI com prefeitos
UNICEF/BRZ/Marco Aurélio
Fernanda Lordelo, secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador; Rodrigo de Souza Prado, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Esmênia Miranda F. da Silva, vice-prefeita de São Luis; Edilson Moura, vice-prefeito de Belém; Isabela de Roldão, vice-prefeita da cidade de Recife; e Ana Maria Cavalcante.

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.