Mais de 150 adolescentes brasileiros e venezuelanos participam de competição virtual em Roraima

O Desafio Game-Move criou um espaço virtual de integração, criatividade e construção conjunta entre os adolescentes em meio à pandemia da Covid-19

01 março 2021
adolescentes estão em uma roda conversando. todos usam máscara. de costas aparece um monitor com um colete com o logo do UNICEF
UNICEF/BRZ/2021/Simeão Wanderley

Boa Vista, 1º de março de 2021 – Em meio à pandemia da Covid-19, adolescentes brasileiros e venezuelanos em Roraima encerraram na última semana a participação no Game Move, competição de equipes envolvendo escolas públicas e abrigos para refugiados e migrantes de Roraima. Durante dois meses, os grupos, formados por adolescentes de 12 a 17 anos, realizaram missões pela internet para pensar em soluções relacionadas ao contexto migratório e construir e disseminar conteúdos sobre temas como combate ao coronavírus e direitos das crianças e dos adolescentes.

A lista das equipes vencedoras – que, juntas, contabilizaram mais de 150 adolescentes – está no site do Coletivo Mosaico, parceiro do UNICEF no projeto Geração em Movimento (G-Move).

“Estamos completando um ano de pandemia e as limitações impostas por essa realidade continuam. Espaços virtuais como o Game Move permitiram o engajamento, a participação e a integração de jovens e adolescentes que, à distância, puderam expor suas ideias, opiniões e criatividade”, destaca Yareidy Rivas, consultora de Comunicação para o Desenvolvimento do UNICEF.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, adolescentes de 13 escolas e cinco abrigos da Operação Acolhida – a ação humanitária do Estado Brasileiro e parceiros – participaram de oficinas e de atividades voltadas para a construção de conteúdos relevantes, depois disseminados em suas próprias redes sociais ou na comunidade onde vivem. Foram debatidas temáticas tais como prevenção do novo coronavírus, saúde mental na pandemia, violência baseada em gênero e outros assuntos levantados a partir de diálogo e avaliação com os próprios adolescentes.

“A participação dos adolescentes, que fazem parte da Rede de Protagonismo Juvenil (RPJ), representa a integração e a busca por soluções de problemas enfrentados no cotidiano. Essa ação foi a construção de um elo para o combate à discriminação, ao preconceito e à xenofobia”, reforça Paulo Thadeu, presidente da organização Coletivo Mosaico.

Para as atividades de escuta e participação com os adolescentes, o projeto Geração em Movimento contou com 10 mobilizadores jovens – entre 18 e 24 anos – nas escolas e outros 10 mobilizadores comunitários, selecionados entre jovens refugiados e migrantes nos abrigos. O grupo recebeu capacitações e oficinas periódicas em temas como mobilização de adolescentes, educomunicação, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.  

Além de receberem brindes surpresa, os integrantes das equipes vencedoras do Game Move participaram de uma Oficina de Empreendedorismo Social, com duração de três dias. Todos os participantes receberam certificados de participação.

O trabalho com adolescentes contou com o apoio financeiro do Governo do Japão e do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Projeto Geração em Movimento (G-Move) É uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Coletivo Mosaico que tem como objetivo promover a inovação e a participação cidadã de adolescentes no cenário migratório em Roraima. Privilegia a integração entre brasileiros e venezuelanos, com idades entre 12 e 17 anos, por meio da Rede de Protagonismo Juvenil (RPJ). Meninas e meninos são incentivados a participar na construção de soluções e de conteúdo para contribuir com as suas comunidades em um espaço de diálogo, com atividades educativas, culturais e de capacitação, em espaços presenciais e virtuais, promovendo o respeito, a solidariedade e, sobretudo, a empatia.

Contatos para a imprensa

Marco Prates
Consultor em Comunicação para o Desenvolvimento e Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Ludmila Balanin
Consultora de Comunicação em Emergência
UNICEF Brasil
Telefone: (19) 99910 0026

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.