Livro de histórias infantis lançado para ajudar crianças a lidar com a Covid-19

09 abril 2020
capa do livro mostra o desenho de uma criança em cima de um ser mitológico, parecendo um dragão voador
UNICEF e parceiros

Genebra, 9 de abril de 2020 – Um novo livro de histórias que visa ajudar as crianças a entender a Covid-19 foi produzido em colaboração por mais de 50 organizações que trabalham no setor humanitário, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência da ONU para os Refugiados (Acnur), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Save the Children.

Com a ajuda de uma criatura mágica, Ario, "Meu herói és tu, como as crianças podem combater a Covid-19!" explica como as crianças podem se proteger e proteger suas famílias e amigos contra o coronavírus e como gerenciar emoções difíceis quando confrontadas com uma realidade nova e que muda rapidamente.

O livro – voltado principalmente para crianças de 6 a 11 anos de idade – é um projeto do Grupo de Referência do Comitê Interagencial Permanente sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Situações de Emergência, uma colaboração única de agências das Nações Unidas, organizações não governamentais nacionais e internacionais e agências internacionais que proveem saúde mental e apoio psicossocial em situações de emergência.

Durante os estágios iniciais do projeto, mais de 1.700 crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo compartilharam como estavam lidando com a pandemia de Covid-19. A contribuição foi inestimável para a roteirista e ilustradora Helen Patuck e a equipe do projeto, para garantir que a história e suas mensagens ressoassem entre crianças de diferentes origens e continentes.

Para atingir o maior número possível de crianças, o livro será amplamente traduzido, com versões em seis idiomas lançadas hoje e mais de 30 outras em andamento. O livro está sendo lançado tanto como um produto online quanto como um livro narrado (audio book).

------------

O livro está disponível em português e outros idiomas. Para fazer o download nas versões já disponíveis, clique aqui.


Citações dos parceiros colaboradores

OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral
"Emergências humanitárias anteriores nos mostraram como é vital lidar com os medos e a ansiedade dos jovens quando a vida que eles conhecem é virada de cabeça para baixo. Esperamos que este livro lindamente ilustrado, que leva as crianças a uma jornada através dos fusos horários e continentes, vá ajudá-las a entender o que podem fazer para permanecer positivas e se manter seguras durante o surto de coronavírus."

UNICEF
Henrietta Fore, diretora executiva
"Em todo o mundo, a vida das crianças foi completamente alterada – a maioria delas vive em países com algum tipo de movimento ou bloqueio restrito. Este livro maravilhoso ajuda as crianças a entender e navegar neste novo cenário e a aprender como podem realizar pequenas ações para se tornarem heróis em suas próprias histórias."

Acnur
Filippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados
"Este é um recurso importante para crianças de todo o mundo com uma forte mensagem de inclusão no coração – que esta pandemia só pode ser derrotada se todos estiverem incluídos em sua prevenção e resposta. As crianças, incluindo as refugiadas, deslocadas e apátridas, também podem ajudar. Ninguém está protegido, a menos que estejamos todos protegidos."

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.