Laboratório dos Sonhos: jovens da zona leste de Manaus encerram jornada de inovações e apresentam projetos de impacto social

Evento faz parte de iniciativa do UNICEF com jovens do bairro Colônia Antônio Aleixo em busca de soluções inovadoras para os desafios e oportunidades identificados em suas comunidades.

18 junho 2024
grupo de pessoas posa para foto
FRAM/Thay Araujo

Manaus, 17 de junho de 2024 - Na última sexta-feira (14/06), Manaus foi palco do evento especial Demoday do Laboratório dos Sonhos, uma iniciativa do Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do UNICEF, em parceria com o Instituto 3M, e implementada pela Fundação Rede Amazônica (FRAM). Esta foi a última etapa de uma intensa jornada de três meses, que serviu de plataforma para que jovens de 16 a 20 anos do bairro Colônia Antônio Aleixo apresentassem suas soluções inovadoras para problemas comunitários.

O Laboratório dos Sonhos aconteceu no âmbito da #AgendaCidadeUNICEF, uma estratégia do UNICEF, em parceria com o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, que mobiliza ações de garantia de direitos de crianças e adolescentes, com foco no bairro Colônia Antônio Aleixo.

O projeto teve início em outubro de 2023 com um diagnóstico social participativo feito por adolescentes e jovens moradores do bairro para identificar os desafios e oportunidades do território. Em fevereiro de 2024, reuniu mais de 200 participantes em um bootcamp inicial para co-criação de propostas de tecnologias sociais que endereçassem o diagnóstico e, desde então, envolveu os jovens em um ciclo de oficinas e mentorias semanais com a finalidade de apoiá-los no aprimoramento dos projetos desenvolvidos. Foram debatidos tópicos importantes para o desenvolvimento dos alunos, como liderança e propósito, direitos humanos, criatividade, jornalismo comunitário, meio ambiente, arte urbana, redes sociais, elaboração de projetos e outros.

“Essa trilha formativa foi muito importante para que os jovens tivessem acesso a conteúdos que não estão muito presentes em seu dia-a-dia. Nós consideramos uma formação não só técnica, para elaborar os projetos, mas também uma formação cidadã. Trabalhar liderança jovem em um bairro com tantas necessidades é no mínimo estruturante, para que eles também pudessem entender o papel que têm como cidadãos. A FRAM trabalha formando amazônidas há mais de 39 anos e levar isso para a Colônia Antônio Aleixo foi muito importante para alcançarmos outras realidades”, celebra Mariane Cavalcante, diretora institucional da Fundação Rede Amazônica.

O grande final, o Demoday, aconteceu no Studio 5 em um grande evento de celebração. Foram apresentados os 12 projetos que foram desenvolvidos e aprimorados ao largo desse processo, em quatro macrotemas: Estigmatização do bairro; Acesso ao mundo do trabalho; Meio ambiente; e Espaço de lazer para a Juventude.

O grupo de Daniely da Silva e Silva, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, cujo projeto foi um dos vencedores do dia, dividiu sobre a importância do Laboratório dos Sonhos em sua trajetória: “Ajudou não só na elaboração do meu projeto, mas na elaboração da minha vida. Nós tivemos todo aquele ciclo de formação, inclusive da área que eu quero seguir, que é o jornalismo. Muitas vezes a gente só precisa de alguém do nosso lado, dando um apoio, acreditando no nosso potencial, para que a gente possa acreditar também. E depois disso eu me sinto muito mais preparada e confiante para o futuro.”

Os participantes, além de terem seus projetos avaliados por um corpo de jurados dos setores público e privado, também foram contemplados com bolsas de estudo de cursos de graduação em universidades e cursos profissionalizantes.

“A participação cidadã é um direito de cada adolescente e jovem, e o UNICEF acredita que iniciativas como o Laboratório dos Sonhos podem apoiar estes adolescentes no desenvolvimento de habilidades e competências para que se expressem, opinem, conheçam e reivindiquem seus direitos, colaborando com ideias para o crescimento pessoal e seus territórios. Ficamos muito felizes de acompanhar a evolução destes projetos que vimos nascer como sonhos alguns meses atrás e hoje foram apresentados como a concretização desta jornada”, explica Rayanne França, Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF.

“É uma grande satisfação para o Instituto 3M poder contribuir para a transformação social desses jovens por meio da capacitação profissional que o Laboratório dos Sonhos promove. Acreditamos que a formação de nossas futuras gerações deve ser fundamentada em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade, com foco no desenvolvimento para o empreendedorismo, e foi isso que vimos acontecer hoje durante a apresentação dos projetos”, afirma Liliane Moura, gerente do Instituto 3M & Sustentabilidade.

E para encerrar esse dia de muito trabalho e vitórias, os jovens puderam curtir com seus colegas e mentores uma apresentação exclusiva do grupo musical Cateto da Toada e dos bois Caprichoso e Garantido e celebrar, não o final, mas o início de um novo sonho. 

Laboratório dos Sonhos - O projeto “Laboratório dos Sonhos” é inspirado na metodologia de inovação global "UpShift" do UNICEF, enfatizando o empoderamento comunitário para criar tecnologias sociais autossustentáveis com potencial para influenciar políticas públicas. Destaca-se pelo uso de ferramentas participativas inovadoras, que possibilitam a co-construção de comunidades seguras, inclusivas e resilientes.

#AgendaCidadeUNICEF - #AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. A primeira edição (2022-2024) ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Um Milhão de Oportunidades – O 1MiO é uma das maiores articulações multissetoriais do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na erradicação da pobreza, redução das desigualdades e na promoção da equidade de gênero e do trabalho decente. Ao longo de três anos de existência, a iniciativa já gerou mais de 250 mil oportunidades de trabalho e formação para jovens e conta com uma rede de 144 empresas, em seis estados, 1.833 municípios do Semiárido e da Amazônia e oito centros urbanos.

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa a contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 17 anos em 2023, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.