José Comilão e UNICEF realizam “Dia do Brincar” no Museu Catavento nesta terça-feira

Data reforça que brincar é um direito de todas as crianças

10 junho 2024

Nesta terça-feira, 11 de junho, dia em que  comemora-se o primeiro Dia Internacional do Brincar, José Comilão e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realizam ação inédita no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação irá proporcionar uma experiência lúdica e educativa para crianças de todas as idades.

O Museu Catavento, museu de ciências mais visitado do estado, será o cenário para essa celebração, que contará com uma programação especial: brincadeiras, encontro com José Comilão, distribuição de brindes comemorativos e espaços instagramáveis da ação. Dentre as brincadeiras e atividades destacam-se: bolha de sabão, corrida de sacos, bambolê, oficina de pintura e desenho, “Acerte o Bocão” do José Comilão e escultura em balão.

Este é o primeiro Dia Internacional do Brincar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para preservar, promover e priorizar brincadeiras para que todas as crianças possam atingir seu potencial. Brincadeiras têm um papel importante do desenvolvimento de bebês e crianças. Atividades simples, como a interação com outras crianças e adultos desenvolvem estruturas cerebrais robustas, que são a base para uma vida saudável.

É durante o brincar que as crianças aprendem a entender o mundo, criam narrativas e adquirem conhecimento e habilidades. Enquanto se divertem, elas estão trabalhando em partes importantes do seu desenvolvimento, como as habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais.

A iniciativa de José Comilão e UNICEF visa destacar a importância do brincar no desenvolvimento saudável da infância e reconhece o direito da criança ao lazer, divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.

Serviço: José Comilão e UNICEF realizam “Dia do Brincar” no Museu Catavento
Data: 11/06/2024 – terça-feira, das 10h às 16h.
Local: área externa do Museu Catavento - Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo.
O evento é gratuito e aberto ao público.
 


Sobre o José Comilão
Com seu estilo de vida saudável e amor à natureza, José Comilão conquistou milhões de famílias. São mais de 40 milhões de fãs em seus canais digitais e suas histórias divertidas e inspiradoras chegaram ao Top 10 Global da Netflix. Com alegria, José Comilão transforma a vida de crianças em todo mundo. 

Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional. Foi inaugurado em março de 2009, tem 12 mil m² e mais de 200 instalações, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Desde sua inauguração o Catavento já atendeu mais de 7 milhões de visitantes, 860 mil só em 2023, sendo 694 mil na sede e 166 mil em ações extramuros e virtuais. Cada seção do museu foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes para que o visitante possa aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir itens do acervo do museu como a locomotiva Dübs, fabricada em 1888 na Inglaterra, que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro, o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial, além de réplicas, em tamanho real, do 14-Bis e Demoiselle, de Santos Dumont.

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.