Governo do Ceará faz adesão à estratégia de Busca Ativa Vacinal, do UNICEF
A partir da adesão, estado se compromete a apoiar redes municipais para ampliar a imunização infantil

Fortaleza, 13 de julho de 2023 – O Governo do Ceará e o UNICEF assinaram, na tarde desta quinta-feira (13/7), o Termo de Adesão à Estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV) – criada pelo UNICEF para apoiar municípios na garantia da imunização infantil. Participaram da cerimônia o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho; além de Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil; Rui Aguiar, chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza; e outras autoridades.
“A nossa principal preocupação para o segundo semestre de 2023 é o aumento da cobertura vacinal no País. Nesse sentido, a Busca Ativa Vacinal é uma estratégia fundamental para ir atrás de cada criança que não recebeu as vacinas e garantir que ela seja imunizada. O Ceará é o primeiro estado a aderir à iniciativa, comprometendo-se a apoiar os municípios nessa retomada da imunização infantil, e certamente vai inspirar outros estados”, afirmou Youssouf.
Com o objetivo de incentivar os municípios a que alcancem a cobertura vacinal conforme a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), a vice-governadora destacou: “Hoje nós consolidamos muito essa articulação, estamos conseguindo ser mais ativos na nossa política pública, estamos fazendo algo a mais. Essa iniciativa da BAV mostra esse algo a mais. Essa estratégia da parceria é fundamental, porque torna a nossa política de vacinação mais efetiva. Isso diz de erradicar doenças, de diminuir a entrada por síndromes respiratórias em hospitais. É a prevenção, é fortalecer a atenção primária da saúde”.
“Uma das estratégias essenciais da BAV é promover a intersetorialidade, porque ir atrás das crianças que ainda não estão vacinadas não é só uma questão da Saúde, mas também da Educação e da Assistência Social”, explicou a chefe de Saúde do UNICEF no Brasil, Luciana Phebo.
De acordo com a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, mais de 170 municípios do estado já aderiram à Busca Ativa Vacinal, e a estimativa é que o percentual chegue a 100%. “O trabalho do Governo do Ceará será apoiar os municípios e apoiar a qualificação e a capacitação dos profissionais da atenção primária. Eles vão atuar, junto com outras áreas, para chegar a essa criança que está com a vacinação faltando”, explicou a secretária. “O mais importante é estarmos aqui, resgatando essa parceria com o UNICEF, de muitos anos, em que o estado foi protagonista da redução da mortalidade infantil e dos indicadores de vacinação”.
Presente no evento, Herberth Mota, prefeito de Baturité – um dos quatro municípios brasileiros que implementaram o projeto-piloto da BAV com o UNICEF, em 2022 – destacou a importância da parceria para a ampliação das coberturas vacinais no município. “É enorme a importância desse trabalho feito pelo UNICEF no nosso município. Formulando esse trabalho intersetorial, com as Secretarias da Saúde, da Educação, da Assistência Social, nós conseguimos ser o município com a maior cobertura vacinal do estado. E estou muito feliz que a BAV agora vai para todo o Ceará”, comemorou o prefeito. Com a BAV, Baturité saiu de índices de coberturas vacinais abaixo de 50% para alcançar, neste ano, 95%.
Sobre a Busca Ativa Vacinal
A Busca Ativa Vacinal (BAV) é uma iniciativa do UNICEF para apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica gratuita e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar as coberturas vacinais; acompanhar a situação vacinal da população-alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV – como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outras –, fortalecendo a rede de garantia de direitos. Para a iniciativa, o UNICEF conta com parceria estratégica da Pfizer e apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.