Fortaleza firma compromisso com UNICEF para proteção de crianças e adolescentes no Jangurussu

Prefeito José Sarto assina documento de cooperação até 2024 em evento que terá participação da embaixadora do UNICEF Thaynara OG

29 novembro 2022

Fortaleza, 29 de novembro de 2022 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Fortaleza assinam, no próximo dia 1º de dezembro, compromisso para cooperação na iniciativa #AgendaCidadeUNICEF – Fortaleza para cada criança e adolescente, que busca o fortalecimento das políticas públicas voltadas para meninas e meninos, com foco no bairro Jangurussu, pelos próximos dois anos.

O objetivo da iniciativa é desenvolver e aprofundar ações focadas na área de proteção básica e especial no bairro, integrando as áreas de educação, saúde, assistência social, cultura e juventude. Entre as ações previstas para o período 2022-2024, estão a Busca Ativa Escolar, para enfrentar a evasão sobretudo de quem estava fora da escola em 2019, antes do início da pandemia causada pelo coronavírus; atualização do calendário de vacina e prevenção de doenças entre o público de até 5 anos de idade; implementação de uma rede de proteção integral na primeira infância, implementando o atendimento integrado e integral de crianças; e capacitação e geração do primeiro emprego legal, potencializando a implementação da Lei do Aprendiz (Lei 10.097/2000).

A solenidade de assinatura acontece no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Jangurussu a partir das 14h, com presença da comunidade local do bairro; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; da embaixadora do UNICEF no Brasil Thaynara OG; do coordenador do UNICEF para o Semiárido brasileiro, Dennis Larsen; do chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar; e de lideranças e adolescentes de Jangurussu. Antes, pela manhã, Thaynara OG participa de uma oficina com adolescentes e jovens da comunidade, com participação do influenciador cearense Leo Suricate, para apresentação e discussão dos indicadores sociais de crianças e adolescentes do bairro, com mediação do Instituto OCA.

Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva
“Fortaleza se junta a um grupo de oito capitais que têm apoio do UNICEF para trabalhar nos bairros com os indicadores mais alarmantes”, diz Dennis Larsen, do UNICEF. “A redução da violência no Jangurussu passa pelo acesso à educação, o reforço às oportunidades de emprego e renda, a garantia de saúde e o fortalecimento dos mecanismos de prevenção e resposta à violência contra cada menina e cada menino do Jangurussu”, completa.

O prefeito José Sarto reforça a importância da parceria para a redução da violência e de desigualdades sociais na capital cearense. “O UNICEF tem sido um importante parceiro da Prefeitura de Fortaleza, contribuindo com o fortalecimento de políticas públicas que garantam os direitos de nossas crianças e nossos adolescentes. Estamos muito entusiasmados com essa iniciativa, que se inicia no Jangurussu, mas certamente trará aprendizados para replicarmos os esforços em outros bairros da cidade. Vamos trabalhar para reduzir a violência, a partir de ações integradas em educação, saúde, assistência social, emprego e renda, e outras áreas. Queremos reduzir desigualdades, ofertando mais oportunidades aos nossos meninos e meninas”, afirma.

Por que Jangurussu
A priorização do bairro Jangurussu se deu por escolha técnica pela Prefeitura de Fortaleza a partir da avaliação de indicadores sociais dos bairros mais vulneráveis da cidade para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A parceria terá dois anos de duração e as ações serão desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, com apoio técnico do UNICEF e instituições parceiras com atuação no bairro Jangurussu.

Programação
O quê
: Lançamento da #AgendaCidadeUNICEF – Fortaleza para cada criança e adolescente
Onde: Cuca Jangurussu – Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu, Fortaleza
Quando: Quinta-feira 1º de dezembro de 2022

8h
às
12h

  • Oficina com adolescentes e jovens da comunidade para apresentação e discussão dos indicadores sociais relacionados a crianças e adolescentes do bairro, com mediação do Instituto OCA.

14h
às
17h

  • Assinatura do Termo de Adesão da Prefeitura de Fortaleza à iniciativa #AgendaCidadeUNICEF
  • Apresentação do espetáculo Periferia, do balé Edisca
  • Debate sobre os desafios de crianças e adolescentes do Jangurussu com a embaixadora do UNICEF Thaynara OG e o influenciador cearense Leo Suricate

Próximos passos
A assinatura do termo de cooperação, nesta quinta-feira, é o primeiro de nove passos da parceria:

  1. Pactuação formal entre UNICEF e Prefeitura.
  2. Constituição de um comitê intersetorial ou espaço similar de gestão da iniciativa.
  3. Levantamento de indicadores relacionados à infância e à adolescência para monitoramento dos resultados.
  4. Mobilização social e escuta da comunidade no território sobre os desafios na área da infância e da adolescência.
  5. Elaboração, implementação e monitoramento do Plano de Ação 2022-2024.
  6. Promoção da participação social por meio do fortalecimento de lideranças comunitárias e a formação local de Núcleos de Cidadania de Adolescentes.
  7. Intercâmbio sistemático de experiências entre as equipes municipais e núcleos de adolescentes das diferentes cidades.
  8. Medição dos resultados a partir do monitoramento dos indicadores junto com a comunidade.
  9. Sistematização das boas práticas. Visibilidade aos esforços e resultados.

#AgendaCidadeUNICEF – uma iniciativa do UNICEF, em parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Ao longo do triênio 2022-2024, a #AgendaCidadeUNICEF abrirá caminhos de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas, que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia, integrará metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promoverá a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

A iniciativa está sendo implementado em Fortaleza e outras sete capitais brasileiras (Belém, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo). Em cada uma delas, o UNICEF e a  prefeitura municipal escolheram um território prioritário para a atuação, com base em dados de alta prevalência de violência contra crianças e adolescentes. Em Fortaleza, as ações da #AgendaCidadeUNICEF serão executadas no bairro do Jangurussu.

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.