Festival da #AgendaCidadeUNICEF estimula participação cidadã de adolescentes e jovens na Pavuna

Evento será nesta sexta (25/11), na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, numa realização do UNICEF e da Prefeitura do Rio

22 novembro 2022

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2022 – Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, ocorre o Festival Participa! #AgendaCidadeUNICEF – Adolescentes e Jovens na Pavuna, numa realização do UNICEF e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Das 9h às 17h, haverá rodas de conversa, apresentações culturais, plantão de ouvidoria sobre direitos, feira de empreendedorismo, além de oficinas de cidadania na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, na Zona Norte da capital fluminense.

Em parceria com 1MiO, Agência Rede para Juventudes, BemTV, Cedaps, Cedeca-RJ, Luta pela Paz, Rede Rio+, Recos e Ministério Público do Rio de Janeiro, a programação abre espaço para debate, troca de experiências e fortalecimento de iniciativas com participação ativa de adolescentes e jovens da Pavuna, onde acontece a #AgendaCidadeUNICEF desde o início do ano.

Na abertura, estarão presentes Tony Chalita, secretário municipal de Governo e Integridade Pública, e Luciana Phebo, coordenadora do UNICEF na Região Sudeste. Também está confirmada a participação de Salvino Oliveira, secretário municipal de Juventude; Lidiane Pereira, subsecretária especial de Políticas e Promoção da Mulher; e Augusto Vianna Lopes, ouvidor do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Entre os destaques da programação, está o lançamento do minidocumentário E se a Zona Norte fosse meu país?, bem como a apresentação da proposta do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Pavuna. Impulsionado pelo UNICEF, em parceria com a Luta pela Paz, o Nuca busca promover a participação contínua de adolescentes e jovens no desenvolvimento de políticas públicas que afetam a vida deles.

Além de rodas de conversa no auditório, haverá atividades na área externa da Arena como a Feira de Empreendedorismo, realizada em parceria com Cedaps e 1MiO. Um ônibus do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por sua vez, estará com uma equipe da Ouvidoria fazendo atendimento e orientação ao público do evento. O objetivo é tirar dúvidas, prestar informações e receber denúncias e sugestões sobre má prestação de serviços públicos, abusos de autoridade, maus-tratos, além de outras violações de direitos. O MPRJ também promoverá uma roda de conversa sobre a cultura de paz com os estudantes da escola municipal Telêmaco Gonçalves Maia, vizinha à Arena. Essas atividades fazem parte da comemoração do Dia Mundial da Criança e do Dia Nacional da Consciência Negra, ambos celebrados no dia 20 de novembro.

A celebração do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), por sua vez, será marcada com uma oficina sobre HIV e saúde sexual e reprodutiva. A atividade será realizada por jovens da Rede Rio+, em parceria com RAP da Saúde/Secretaria Municipal de Saúde  e UNICEF.

Ocorrerá ainda a formatura de uma nova turma da Rede de Jovens Comunicadores, fomentada pelo UNICEF e BemTV, que terá oportunidade de dialogar com comunicadores populares atuantes na região. Uma roda de conversa sobre saúde mental, em parceira com Cedaps, e uma oficina formativa com gestores públicos sobre Comunidade de Cuidado completam a programação da parte da tarde – restrita a pré-inscritos.

Sobre a #AgendaCidadeUNICEF – #AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição, de 2022-2024, a iniciativa ocorre no Rio de Janeiro, com foco na região da Pavuna, além de outras sete capitais (Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Salvador, São Luís e São Paulo).

Serviço
O quê
: Festival Participa! #AgendaCidadeUNICEF – Adolescentes e Jovens na Pavuna
Quando
: Sexta-feira 25 de novembro, das 9h às 17h
Onde: Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/n – Pavuna, Rio de Janeiro

Aberto ao público

No auditório:

  • 9h30 – #AgendaCidadeUNICEF – Abertura
  • 10h00 – E se a Zona Norte fosse meu país? Lançamento de minidocumentário do projeto Zona Nossa e apresentação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca)
  • 10h30 – Eu participo, Nós existimos – Roda de conversa sobre a importância da participação de adolescentes e jovens
  • 12h00 – Apresentação cultural

Na área externa:

  • Feira de empreendedores jovens da Pavuna
  • Lançamento do guia de empreendedorismo juvenil da Pavuna
  • 1MiO – Um Milhão de Oportunidades
  • Ônibus da Ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ)

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (21) 98237 0856

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.