Escolas do Piauí recebem kits de higiene para reabertura segura

Iniciativa do UNICEF, em parceria com a JOHNSON’S® e a ASA, vai beneficiar mais de 2.700 estudantes de comunidades urbanas e rurais nos municípios de Lagoa do São Francisco e Pedro II

14 dezembro 2021
Foto mostra uma menina com uniforme escolar lavando as mãos em uma estação de lavagem de mãos com o logo do UNICEF. A menina está de máscara.
UNICEF/BRZ/Neto Santos

Teresina, 14 de dezembro de 2021 – Após quase dois anos com aulas remotas ou em rodízio (presencial e online), 22 escolas dos municípios de Pedro II e Lagoa de São Francisco receberam um reforço em suas estruturas para retomar o ensino de forma presencial com mais segurança no início do próximo ano. A iniciativa do UNICEF, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), incluiu a doação de kits compostos por estações de lavagem de mãos, sabonete, máscaras e absorventes, além de material de comunicação e educativo. A ação vai beneficiar 2.755 estudantes das áreas urbana e rural.

A ação faz parte da resposta do UNICEF à pandemia, que tem como objetivo garantir a manutenção de atividades essenciais de forma segura para crianças e adolescentes, evitando a disseminação da covid-19. A implementação no estado do Piauí foi realizada pela ASA, com o apoio local da Obra Kolping e prefeituras municipais. A distribuição dos materiais atenderá 10 escolas das áreas rurais e uma da área urbana do município de Lagoa de São Francisco e 11 escolas rurais do município de Pedro II.

O coordenador do UNICEF para o Semiárido, Dennis Larsen, afirma que a iniciativa visa garantir o direito à educação para cada criança e adolescente. “Durante a pandemia, direcionamos nossos esforços para contribuir com a reabertura das escolas em segurança. Crianças e adolescentes foram muito impactados pelo fechamento das escolas e precisamos desse ambiente como espaço de proteção e desenvolvimento”, ressalta. Ele explica que as escolas contempladas possuem água de cisterna, poço, chafariz ou carro pipa.

Além de as entregas dos itens de higiene, a iniciativa prevê ações educativas e de comunicação sobre cuidados com a higiene na volta às aulas, envolvendo profissionais de educação das escolas municipais sobre como cumprir os protocolos de segurança contra a covid-19, o que inclui práticas de higiene com o apoio dos kits instalados nas escolas. Também serão realizadas ações educativas para a população local sobre a importância da saúde e da higiene no ambiente escolar.

Parceria – Em parceria com JOHNSON’S®, o UNICEF vai instalar estações de lavagem de mãos e distribuir kits de higiene em escolas do Pará e Piauí. Juntos, eles apoiam a reabertura segura de 44 escolas, beneficiando mais de 4 mil crianças. O UNICEF implementa a iniciativa em parceria com organizações da sociedade civil.

Contatos para a imprensa

Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.