Escolas de educação infantil realizam promoção da alimentação saudável para crianças

Em Manaus, evento integra atividades da #AgendaCidadeUNICEF no bairro Colônia Antônio Aleixo

24 novembro 2022
Grupo de pessoas posa para a foto.
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly

Manaus, 24 de novembro de 2022 – Com foco em promover e fortalecer políticas de saúde alimentar e nutricional nas escolas para a prevenção da desnutrição, sobrepeso e obesidade em Manaus, foi realizando ontem (23/11) o evento Nutrição Saudável nas Escolas, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tancredo Neves, localizado na Rua Nova Esperança, s/nº, bairro Colônia Antônio Aleixo. O evento é uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES), Secretaria Municipal de Assistência Social de Manaus (Semasc) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), e integra as ações iniciais da #AgendaCidadeUNICEF no bairro.

“A escola é um ambiente que, além de promover educação, deve promover saúde. Por isso, a integração e a articulação entre os setores de educação, saúde, famílias e comunidade escolar são essenciais para contribuir com a formação integral dos estudantes. Por meio de estratégias intersetoriais, podem-se estabelecer ações de promoção da saúde que possam lidar diretamente com a temática de desvios nutricionais e seus determinantes, que envolvam toda a comunidade e que façam o acompanhamento da saúde dos estudantes por uma equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde”, declara Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

O evento também contou com a presença do embaixador do UNICEF no Brasil Bruno Gagliasso, que conversou com as crianças e os professores sobre o tema. “Essas ações sobre nutrição saudável são importantes para fortalecer a parceria entre o UNICEF, o governo estadual e o municipal nas ações da #AgendaCidadeUNICEF no bairro Colônia Antônio Aleixo. Estou muito feliz de visitar essas ações no campo e ver de perto como o trabalho é direcionado para crianças e adolescentes”, garante Bruno. Na oportunidade, o embaixador visitou outras escolas do bairro onde serão realizadas as atividades da #AgendaCidadeUNICEF.

A atividade de Nutrição Saudável nas Escolas é uma das etapas traçadas no Seminário Intersetorial na Promoção e Fortalecimento de Políticas de Saúde Alimentar e Nutricional nas escolas públicas e privadas em Manaus, que ocorreu em 2021, organizado pelo UNICEF em parceria com a Seduc, SES, Semsa e Semed. O Seminário teve o objetivo de promover e fortalecer políticas de saúde alimentar e nutricional nas escolas públicas e privadas para a prevenção da desnutrição, sobrepeso e obesidade em Manaus.

“O espaço escolar é um ambiente de aprendizado e socialização, por esse motivo, esse evento é de relevante importância partindo da necessidade de se estabelecer novos diálogos entre as entidades governamentais e a sociedade civil para a promoção da melhoria do quadro nutricional de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Com a parceria do UNICEF e demais organizações, está sendo possível realizar as ações de Promoção da Nutrição Saudável nas Escolas, tanto da rede estadual quanto municipal. Como objetivo principal, o Seminário buscou reunir iniciativas de sucesso na promoção de boas práticas, programas e projetos para nutrição saudável em escolas públicas e particulares”, afirma Vera Hitotuzi, coordenadora de Saúde Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM).

O evento tem como foco os cerca de 250 estudantes da escola que vai sediar o evento, bem como os pais/cuidadores, educadores. “Entre as atividades que estão ocorrendo durante o evento, estamos realizando a coleta demonstrativa do Índice de Massa Corporal (IMC) dos estudantes, palestras para os pais sobre alimentação saudável para toda a família e sensibilização para a conscientização sobre a importância dos alimentos para o desenvolvimento das crianças, além de atividades lúdicas para que os estudantes possam aprender brincando”, conta Lourdes Souza, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed).

Educação alimentar
Programas de alimentação escolar que oferecem refeições saudáveis de forma universal e promovem ações de educação alimentar e nutricional tornam-se diferenciais para criação de um ambiente escolar favorável à saúde e à garantia do direito humano à alimentação adequada.

Outras medidas importantes que devem ser adotadas no ambiente escolar para prevenir e deter o avanço de desvios nutricionais infantil incluem a educação alimentar e nutricional no currículo escolar, aumento da disponibilidade e acesso a alimentos saudáveis e diminuição da exposição dos escolares a alimentos não saudáveis em cantinas, vending machines (máquinas de vendas de alimentos ultraprocessados) e pontos de comercialização nos entornos das escolas.

A promoção da atividade física diária também deve estar inserida nessa estratégia, considerando que as crianças passam boa parte de seu tempo na escola. A escola deve ainda prover estrutura adequada para a sua realização e ter acesso à água potável para garantia da hidratação dos estudantes.

Ações de Nutrição Saudável nas Escolas

  • Ocorreram avaliações nutricionais e marcadores de consumo alimentar em crianças nos espaços escolares de educação infantil, buscando-se a participação efetiva dos serviços de saúde, identificando as crianças com desvios nutricionais e acompanhadas durante o processo de tratamento e recuperação e encaminhamento com atraso no calendário vacinal;
  • Foram feitas atividades de orientação no espaço escolar abordando temas como o aleitamento materno e alimentação saudável do Guia dos 10 Passos de Alimentação Saudável do UNICEF e Ministério da Saúde;
  • Foi realizada roda de conversa com educadores e manipuladores de alimentos do Manual de Cantinas Saudáveis do Ministério da Saúde.

#AgendaCidadeUNICEF
É uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Além disso, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados. A inciativa está na sua primeira edição (2022-2024), e ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Em Manaus, o fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes acontece no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste da capital, pelos próximos três anos.

Contatos para a imprensa

Elizabeth da Costa Cavalcante
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (92) 98173 3114
Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.