Encontros pela Educação em Salvador (BA) e em Cuiabá (MT) encerram ciclo de capacitações com municípios do Selo UNICEF na Amazônia Legal e no Semiárido
Mais de 5 mil pessoas, entre gestores e técnicos municipais, estiveram reunidos nos 29 encontros realizados nos 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro
Brasília, 2 de setembro de 2022 – “Já floresceu a Busca Ativa que está dentro de você”. Com essas palavras, entoadas coletivamente como cantiga de roda, os participantes do Encontro da Educação no Selo UNICEF – Políticas públicas para crianças e adolescentes, em Salvador (30/8), reafirmaram seus compromissos com os direitos de crianças e adolescentes. O evento foi o último dos 17 encontros realizados em nove estados do Semiárido, entre julho e agosto, reunindo mais de 2 mil pessoas dos municípios que participam desta edição do Selo UNICEF.
Apenas na Bahia, em Sergipe e em Minas Gerais, quase mil secretários e técnicos de 315 municípios participaram das capacitações. Os encontros foram divididos em cinco polos: Aracaju (SE), reunindo 68 municípios; Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA) e Salvador (BA), totalizando 178 municípios; e Montes Claros (MG), com 111. Nos três estados, o Selo UNICEF é implementado pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e, no norte de Minas Gerais, conta também com o apoio operacional da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH).
Ademais, em parceria com a Asserte, houve encontros em Arcoverde e no Recife (PE), em Campina Grande, João Pessoa e Sousa (PB) e em Maceió (AL). Junto com a APDMCE, os encontros ocorreram em Fortaleza (CE), Natal (RN) e Teresina (PI).
“Com os encontros, buscamos reconhecer e respeitar o trabalho cotidiano de cada um, cada uma que garante a execução da política educacional nos municípios. Esse é um momento em que representantes podem contar suas experiências e vivências e apresentar os desafios de implementar as políticas de educação, de enfrentamento da exclusão escolar e de garantia de aprendizado com qualidade”, explicou a coordenadora do escritório do UNICEF para Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Helena Oliveira.
Na Amazônia Legal, o último encontro ocorreu em Cuiabá (MT), no dia 31 de agosto. Durante o mês de agosto, 11 Encontros pela Educação foram realizados nos nove estados da Região Amazônica onde o Selo UNICEF atua, junto com os parceiros implementadores. Com o Instituto Formação, foi realizado um encontro em São Luís (MA). Junto com o Instituto Peabiru, foram realizados três encontros no Pará, nas cidades de Belém, Paraupebas e Santarém; um em Macapá (AP); um em Palmas (TO); e um em Cuiabá (MT). Com a Visão Mundial, ocorreram os encontros em Rio Branco (AC); Manaus (AM); Boa Vista (RR); e Porto Velho (RR).
Os encontros reuniram técnicos municipais com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca das metodologias do Selo UNICEF e da Busca Ativa Escolar, que buscam favorecer uma atuação intersetorial dos municípios para contribuir para a garantia do direito à educação e de aprender com qualidade. Além do enfrentamento da evasão escolar, temáticas relacionadas à saúde e à primeira infância, a exemplo da busca ativa vacinal e saúde mental de meninos e meninas, também foram abordadas nos encontros.
“A intersetorialidade possibilita que a criança ou o adolescente seja visto pelas gestões municipais não apenas como um número de matrícula, mas sobretudo como sujeito que tem direito a ter direitos, que carrega consigo camadas de questões sociais que exigem, na maioria das vezes, ações que extrapolam o fazer de uma secretaria de maneira isolada”, aponta a coordenadora de projetos do CDJBC e coordenadora do Selo UNICEF em Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Joilda Aquino.
Os 29 Encontros pela Educação na Amazônia Legal e no Semiárido reuniram mais de 5 mil profissionais em prol do tema da Educação, além de trazerem à tona a importância e a urgência para que todas as escolas estejam abertas para meninas e meninos. Igualmente, os Encontros pela Educação também fortaleceram a presença do Selo UNICEF nos municípios no território, possibilitando uma escuta ativa e engajando os diferentes atores nas atividades propostas pela iniciativa, em prol do fortalecimento das políticas públicas e da garantia de direitos de crianças e adolescentes.
O Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.