Embaixadora do UNICEF realiza o ‘São João da Thay’, em São Luís, no Maranhão

Os recursos arrecadados pelo evento serão revertidos para o UNICEF e serão utilizados em iniciativas que melhorem a qualidade de vida de meninos e meninas

06 junho 2023

Brasília/São Luís, 6 de junho de 2023 – Nesta quarta-feira, dia 7 de junho, será realizado o São João da Thay, no estacionamento do São Luís Shopping, no bairro Jaracaty, em São Luís, no Maranhão. O evento, que já é tradição na temporada de festejos juninos, tem por objetivos divulgar a cultura maranhense e arrecadar doações – todo o lucro do evento é revertido para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A festa é promovida pela influenciadora digital, apresentadora e advogada Thaynara OG, que é embaixadora do UNICEF no Brasil, e reúne atrações locais e nacionais, além de influenciadores digitais, apresentações culturais e comidas típicas do Maranhão, valorizando as tradições e a cultura do estado. Para a edição 2023, o evento vai contar com os shows de Ivete Sangalo, Léo Santana e Matheus Fernandes.

O evento também terá participação dos cantores Alcione, Fabrícia, Flávia Bitencourt, Luan Costa, Fuega, Thiago Pantaleão, Klessinha, Emanuel Ferraro, DJ Felipe Mar, Fernando e Franco, além de grupos folclóricos e participações especiais, que vão animar a festa com convidados de todo o país. Além de tudo isso, o evento só se torna possível graças ao apoio e patrocínio das marcas que acreditam no evento.

“A gente está muito feliz com as conquistas, de estar em um espaço maior, no São Luís Shopping, que dá toda a liberdade de a gente fazer o que quiser, com conforto e segurança. E, também, o Line-UP dos sonhos, pois eu nunca imaginei que um dia a gente poderia oferecer show completo de Ivete Sangalo, que há 11 anos não pisa aqui fazendo show. Léo Santana, rei do carnaval, Matheus Fernandes, que a galera daqui ama. Além de mais um ano com o prazer de ter a presença da nossa conterrânea Alcione, os grupos de cultura popular maranhense, nossos artistas maranhenses. Isso pra gente é muito especial”, destaca Thaynara OG.

UNICEF
Além de promover e valorizar a cultura maranhense, o São João da Thay continua tendo como foco ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com todo o lucro do evento revertido para o UNICEF.

“A parceria com o São João da Thay tem importantes diferenciais. Um primeiro é a própria liderança da Thaynara OG, embaixadora do UNICEF, uma jovem maranhense com muita dedicação para entender os desafios das crianças e dos adolescentes brasileiros. Adicionalmente, com as doações do São João da Thay, o UNICEF apoia respostas sólidas num programa continuado em que nossos principais parceiros são os próprios adolescentes e jovens”, avalia a chefe do escritório do UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva.

O São João da Thay vai continuar a ajudar a combater a pobreza menstrual, ao incentivar a doação de pacotes de absorventes, por meio do Ingresso Solidário. Quem for comprar o ingresso para o evento pode ter desconto para qualquer setor se doar um pacote de absorvente diretamente na loja do São João da Thay, no São Luís Shopping. Além dessa causa, o UNICEF se preocupa com inclusão no primeiro emprego e com o combate à evasão escolar, entre outros.

“São impactos continuados e em escala: a cada novo São João da Thay, aprofundamos mais e mais benefícios para as crianças. Em um exemplo concreto: no primeiro São João, começamos com o apoio a 20 meninas na Cidade Operária, em São Luís. De lá para cá, elas criaram o Coletivo Menina Cidadã, que se ampliou e se tornou referência na cidade, beneficiando a cada ano cerca de 2 mil outros jovens com atividades de treinamento e campanhas. Com essa parceria, conseguimos que a metodologia de trabalho do Coletivo Menina Cidadã sobre dignidade menstrual e combate à violência se tornasse política pública nas rotinas das escolas, ampliando ainda mais a escala dos impactos”, completa Ofélia Silva.

O festival vai contar com mais de 15 atrações, entre shows completos, pockets e participações. E para receber os convidados, o São João da Thay vai ter um palco três vezes maior que o da edição anterior.

Como já é tradição em todas as edições, o São João da Thay vai enaltecer o São João do Maranhão, abrindo espaço para as participações de diversos grupos da cultura popular maranhense, como: Tambor de Crioula do Mestre Leonardo, Boi de Morros, Boi Unidos de Santa Fé, Companhia Barrica, Novilho dos Lençóis, Majestade de Rosário e Cacuriá de Dona Teté.

São João da Thay
Realizado desde 2017, o São João da Thay já se tornou um dos mais importantes eventos culturais do Maranhão e do Brasil, reunindo artistas nacionais e locais, bem como grupos folclóricos, que enaltecem a cultura maranhense.

Desde a sua primeira edição, o São João da Thay tomou grandes proporções e, hoje, se tornou um festival, que contribui com o turismo local, fomenta a cultura da região e, também, ajuda crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, com o lucro do evento sendo revertido para o UNICEF, que tem Thaynara OG como embaixadora e doadora desde 2020.

“A gente começou em 2017 e hoje eu fico muito feliz em ver o Maranhão na novela, todo mundo querendo vir pra cá. Eu, quando mais jovem, sempre via o Maranhão sendo retratado de forma muito negativa na mídia. Então, é muito importante ver esse despertar do olhar curioso da galera, esse desejo de vir pra cá conhecer mais a nossa cultura. Ter o Maranhão como referência de turismo, de cultura rica do Brasil. E, de alguma forma, a gente fez parte dessa engrenagenzinha, quando a gente começou lá em 2017”, comemora Thaynara OG.

Nesta edição, todo o lucro do São João da Thay será revertido para entidades maranhenses apoiadas pelo UNICEF, com a proposta de combater a evasão escolar, promover renda e trabalho para os jovens e combater a violência que impacta meninos e meninas vulnerabilizados. “Quanto mais arrecadarmos mais poderemos ajudar, ou seja, compre seu ingresso, doe, faça também a sua parte, afinal, juntos somos mais fortes!”, conclui a embaixadora do UNICEF.

Ingressos
Os ingressos para o São João da Thay podem ser adquiridos presencialmente e sem taxa na loja oficial do evento, localizada no piso 1 do São Luís Shopping, próximo ao Café do Ponto. Os ingressos também estão sendo vendidos de forma online, no site da Bilheteria Digital.

Este ano, o evento será realizado no São Luís Shopping e terá duas grandes áreas: o Setor Terra (frontstage) e Setor Água (camarote). Os dois espaços estão mais amplos e estruturados para deixar a festa ainda melhor, com segurança, conforto e diversão para todo mundo!

Agenda
O quê
: São João da Thay
Quando: Quarta-feira 7 de junho de 2023 – abertura dos portões às 17h
Onde: São Luís Shopping

Classificação: Livre

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.