Em parceria inédita, UNICEF e Prefeitura de Belém certificam Unidades de Saúde e Educação Amigas da Primeira Infância

03 agosto 2023

Belém, 3 de agosto de 2023 – Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Belém certificarão, pela primeira vez na cidade, unidades básicas de saúde e de educação infantil que se destacaram na iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi). O evento, que será realizado no Teatro Gasômetro, às 15h, também reconhecerá a participação-piloto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jurunas. Belém é uma das seis capitais onde a estratégia é desenvolvida no Brasil e é a segunda a realizar a cerimônia de certificação no País.

Na capital paraense, o prefeito Edmilson Rodrigues foi o responsável pela adesão à iniciativa. Após conhecer a estratégia desenvolvida em Fortaleza (CE), o gestor viu o seu grande potencial. “Aceitei participar da Uapi porque vi nela a oportunidade de melhorar os cuidados de crianças de até 6 anos. Mais do que melhorar os cuidados, trazer para as equipes a possibilidade de se desafiarem a repensar suas práticas e, com isso, apoiar a Prefeitura de Belém a avançar nas agendas de cuidados de nossas crianças e de suas famílias”, declara.

Resultados alcançados
Ao longo de 12 meses, os servidores de 34 unidades de saúde, educação e assistência social do município participaram de ciclos formativos sobre eixos temáticos importantes, tais como os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil; Educação que Protege; Atrasos no Desenvolvimento e Doenças Raras; e Primeira Infância Antirracista.

Além de as formações, as unidades participantes da estratégia tiveram seus indicadores acompanhados e monitorados ao longo desta primeira edição. Na saúde, alguns dos indicadores que serviram de base para a certificação foram o acesso ao pré-natal, melhoria do estado nutricional de crianças e a vacinação. Na educação, entre outros, acompanhou-se a realização de matrículas em Unidades de Educação Infantil com planejamento institucional adequado, com qualificação para uma educação que protege contra qualquer tipo de violência e que estejam habilitadas para identificar e encaminhar casos de crianças com possíveis deficiências e/ou atrasos no desenvolvimento da aprendizagem.

Para o especialista em Saúde e HIV do UNICEF Antônio Carlos Cabral, a certificação é mais um passo de muitos outros que ainda virão. “Parabenizamos a gestão municipal por ter aderido à Uapi, bem como o Comitê Científico composto por várias organizações atuantes em prol da Primeira Infância em Belém. Vamos avançar com a certeza de que mais unidades de saúde, de educação infantil e Cras farão a adesão na próxima edição. Estamos todos engajados, trabalhando de forma coletiva, com evidências e focados na gestão de políticas públicas por resultados de forma integral e integrada”.

Sobre a Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) – A Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) é uma estratégia do UNICEF voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil com o objetivo de contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância. A iniciativa conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil.

Para implementar essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Roche e parceiros locais, que buscam promover o acesso ao diagnóstico precoce para todos e estimular crianças com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras – entre elas, a atrofia muscular espinhal e o autismo.

Em Belém, o projeto faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, que em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros, promove direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.