Declaração da diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore, sobre o ataque à aldeia no Mali

O UNICEF pede com veemência a todas as partes para que ponham imediatamente fim à violência e mantenham as crianças fora de perigo.

24 Março 2019
Dois meninos feridos fora de uma tenda da UNICEF no hospital regional em Mopti. Um total de 31 crianças sofreram ferimentos, principalmente ferimentos à bala, queimaduras e fraturas, quando a aldeia de Ogossagou-Peulh em Bankass, na região de Mopti, foi atacada na noite de 23 de março de 2019. Os meninos estão abraçados e de costas. A tenda tem o logo do UNICEF.
UNICEF/UN0296728/Keïta
Dois meninos feridos fora de uma tenda da UNICEF no hospital regional em Mopti. Um total de 31 crianças sofreram ferimentos, principalmente ferimentos à bala, queimaduras e fraturas, quando a aldeia de Ogossagou-Peulh em Bankass, na região de Mopti, foi atacada na noite de 23 de março de 2019.

Dacar, Bamako, Nova Iorque, 24 de março de 2019 – “Um ataque a uma aldeia em Bankass em Mopti, no centro do Mali, teria matado mais de 130 pessoas. O UNICEF está profundamente entristecido e indignado com o fato de as crianças estarem entre as vítimas.

Muitas das crianças feridas foram evacuadas para instalações de saúde para tratamento. O UNICEF está no local ajudando a fornecer primeiros-socorros, medicamentos e alimentos terapêuticos.

As crianças do Mali estão pagando o preço mais alto pela intensificação da violência no centro do país. Desde 2017, o aumento da insegurança levou a um aumento na matança, na mutilação e no recrutamento de crianças. A violência baseada em gênero está em ascensão.

As crianças também estão cada vez mais privadas de educação e cuidados de saúde essenciais, uma vez que a violência está causando o fechamento de escolas e comprometendo o acesso aos centros de saúde.

O UNICEF pede com veemência a todas as partes para que ponham imediatamente fim à violência e mantenham as crianças fora de perigo. O direito das crianças à proteção contra todas as formas de violência deve ser mantido em todos os momentos.”

Contatos para a imprensa

Brenda Hada

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: 61 3035 1973

Elisa Meirelles Reis

Oficial de Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1979

Telefone: (61) 98166 1649

Pedro Ivo Alcantara

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (61) 3035 1947

Telefone: (61) 98166 1636

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.