Declaração da diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell, sobre o ataque reportado contra uma maternidade em Mariupol, na Ucrânia

09 março 2022

Nova Iorque, 9 de março de 2022 – “Estou horrorizada com o ataque a uma maternidade em Mariupol, na Ucrânia, reportado hoje – um ataque que teria deixado crianças pequenas e mulheres em trabalho de parto soterradas sob os escombros de prédios destruídos. Ainda não sabemos o número de vítimas, mas tememos o pior.

Esse ataque, se confirmado, ressalta o terrível preço que essa guerra está cobrando de crianças, adolescentes e famílias da Ucrânia. Em menos de duas semanas, pelo menos 37 crianças e adolescentes foram mortos e 50 feridos, enquanto mais de 1 milhão de meninas e meninos fugiram da Ucrânia para países vizinhos.

Ataques contra civis e infraestrutura civil – incluindo hospitais, sistemas de água e saneamento e escolas – são inconcebíveis e devem parar imediatamente. O UNICEF renova seu apelo por um cessar-fogo imediato e pede a todas as partes que respeitem suas obrigações sob o Direito Internacional Humanitário de proteger as crianças e os adolescentes de danos e garantam que os atores humanitários possam alcançar com segurança e rapidez meninas e meninos que precisam de ajuda.

As crianças da Ucrânia precisam desesperadamente de paz.”


Como ajudar?
O UNICEF no Brasil está com uma campanha de arrecadação de recursos para apoiar sua resposta humanitária na Ucrânia. As doações podem ser feitas aqui.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649
Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.