Declaração da diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell, sobre ataques letais na Ucrânia
NOVA YORK, 8 de julho de 2024 – "Estou horrorizada com as notícias da Ucrânia hoje de que pelo menos 150 pessoas foram mortas ou feridas, e um hospital infantil foi significativamente afetado em Kiev, durante uma onda de ataques mortais com mísseis em todo o país.
"O ataque coordenado de mísseis atingiu cidades como Kiev, Dnipro, Kryvyi Rih, Sloviansk e Kramatorsk. Ainda não sabemos o número de crianças mortas ou feridas nesses ataques.
"Meu coração está com aqueles que perderam entes queridos.
"O ataque ao Hospital Okhmatdyt, o maior centro médico infantil do país, é mais um lembrete brutal de que nenhum lugar é seguro para crianças na Ucrânia. Os hospitais devem ser refúgios seguros e receber um nível especial de proteção sob o direito internacional. Os civis, incluindo as crianças e as instalações e serviços de que elas dependem, devem ser sempre protegidos.
"Quase três anos desde a escalada da guerra na Ucrânia, parece não haver fim para o horror que as crianças e suas famílias são forçadas a enfrentar.
"O UNICEF continuará a trabalhar em toda a Ucrânia, inclusive nas áreas da linha de frente, para responder às necessidades imediatas de crianças e famílias. Isso inclui o fornecimento de serviços e suprimentos que salvam vidas e saúde mental e apoio psicossocial. O UNICEF já está fornecendo suprimentos de emergência para o Hospital Okhmatdyt e está pronto para ajudar as comunidades afetadas pelos ataques de hoje.
"Mais do que tudo, as crianças da Ucrânia precisam de paz duradoura."
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.