Crianças do Ibura participam da abertura da Semana do Brincar no Recife

No contexto da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa chama atenção para a importância do brincar como direito fundamental para o desenvolvimento pleno e a proteção de crianças

25 outubro 2022
Foto mostra duas crianças na frente de uma mulher. Elas estão em pé, com os braços levantados. Estão em uma quadra de esportes, onde estão outras pessoas dispersas no fundo da foto.
UNICEF/BRZ/Júlia Ferreira Kacowicz
A professora Emanuela Araújo e suas filhas, Thamires e Jamile, participam da abertura da 8ª Semana do Brincar do Recife, no bairro do Ibura.

Recife, 25 de outubro de 2022 – O bairro do Ibura, definido como prioritário para receber a #AgendaCidadeUNICEF no Recife, sediou a abertura da 8ª Semana do Brincar promovida pela Prefeitura do Recife na tarde dessa segunda-feira (24). Com o tema “A brincadeira acontece em qualquer lugar”, a iniciativa tem o objetivo de alertar para a importância do brincar como direito assegurado e fundamental para o pleno desenvolvimento e a proteção de crianças. Durante cinco dias, 175 atividades serão direcionadas a meninas e meninos, assim como a profissionais que atuam em contato com esse público.

A abertura ocorreu na quadra da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena. Profissional da área da educação e mãe de Thamires e Jamile, de 5 e 4 anos, Emanuela Araújo conta que sempre valorizou o brincar em seu trabalho e, agora, percebe o impacto positivo também dentro de casa. “Tenho mais de 20 anos como professora. Mas percebo todo esse potencial de desenvolvimento saudável e a importância de disseminarmos esse direito também dentro de casa”, diz. Thamires era uma das crianças mais animadas na abertura, que contou com shows de músicas infantis e contação de histórias. “Brincar é o que mais gosto de fazer!”, fala a menina, entre uma brincadeira e outra.

Ainda com enfoque especial no Ibura, a oficina Diálogos sobre Cultura de Proteção, Prevenção às Violências e o Brincar foi realizada em uma creche do bairro, contribuindo com a formação de professores e agentes de desenvolvimento infantil. Além do UNICEF, a Semana do Brincar conta com o apoio do Canal Futura e do CENDHEC, bem como com o envolvimento direto de diversas secretarias municipais. Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, destaca que a iniciativa é instituída por lei e faz parte do calendário anual da cidade. “Estamos disponibilizando atividades para as crianças, mas também chamando a atenção de educadores e profissionais que precisam fortalecer o brincar como prática pedagógica”, ressalta.

Para o chefe do escritório do UNICEF no Recife, Dennis Larsen, a realização da Semana do Brincar no contexto da #AgendaCidadeUNICEF demonstra o compromisso da gestão municipal em priorizar o território do Ibura com um conjunto de ações integradas e implementação de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes daquele bairro. “Sabemos do compromisso da Prefeitura com as crianças e nossa intenção com essa parceria é garantir o reforço de ações no bairro do Ibura para que possamos monitorar os resultados e replicar as boas práticas para outros locais”, esclarece.

A gerente da Criança e do Adolescente do Recife, Silma Queiroz, reforça o impacto positivo de práticas mais lúdicas de forma mais rotineira. “Essas competências contribuem para a formação de uma sociedade mais saudável e feliz, favorecendo o estabelecimento de vínculos afetivos, promovendo a amizade, o amor, a felicidade e, consequentemente, a saúde mental”, diz.

#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para a promoção de direitos e oportunidades de crianças e adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a inclusão, não discriminação e não violência. No Recife, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura.

A #AgendaCidadeUNICEF prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. Nesse período, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Projetos e programas que já ocorrem em parceria entre a Prefeitura e o UNICEF passam a fazer parte da iniciativa e serão intensificados no território, como, por exemplo, a Busca Ativa Escolar, o fortalecimento das redes de proteção, a mobilização de adolescentes e jovens, e a promoção de oportunidades por meio da plataforma Um Milhão de Oportunidades (1MiO). Além de a capital pernambucana, estão se somando à iniciativa as cidades de Belém, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

A programação completa pode ser acessada neste link: https://www2.recife.pe.gov.br/downloads/acoessemanadobrincar2022

Contatos para a imprensa

Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.