Concurso online de freestyle: 45 segundos de prevenção ao coronavírus

Uma iniciativa do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, realizado pela Associação Gold e o UNICEF em Vitória (ES), o concurso vai premiar as melhores rimas sobre saúde do corpo e da mente em tempos de coronavírus

15 maio 2020

Vitória, 15 de abril de 2010Com inscrições até o dia 22 de maio, UNICEF e Associação Gold convidam artistas e jovens da cidade de Vitória para participar de um concurso de freestyle on line. O desafio é produzir um vídeo de 45 segundos com rap inédito que estimule o cuidado com a saúde e a prevenção ao coronavírus.

O concurso faz parte do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem Vitória, realizado pelo UNICEF e pela Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade – Gold, em parceria com a Prefeitura de Vitória e a Secretaria Estadual de Saúde, com o objetivo de prevenir HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre adolescentes e jovens da capital capixaba.

"A incidência de adolescentes e jovens com IST's vem crescendo no Brasil por falta de informação, então queremos criar um vínculo, para que possamos ter depois uma forma de chegar até esse público e trabalhar a prevenção", afirma Déborah Sabará, coordenadora da Gold.

"A importância dessas atividades vai além da visibilidade ao vencedor do concurso. Por mais que a gente esteja acostumado com as rodas culturais, é importante que iniciativas como essa aconteçam para que a gente não se esqueça que a finalidade do rap é se comunicar e aprender, independentemente de estar na rua ou não" completa Chacal, MC, ativista cultural em Vitória e divulgador do Viva Melhor Sabendo Jovem na região.

"É necessário falar de jovem para jovem. Só assim conseguiremos avançar na promoção da saúde dos jovens e adolescentes. Neste momento crítico da epidemia do coronavírus, queremos abrir espaço para que mais jovens se expressem e engajem seus pares num esforço de prevenção e cuidado", completa Luciana Phebo, coordenadora do UNICEF na região Sudeste.

Sobre o concurso

  • O concurso é totalmente online, respeitando as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde.
  • O objetivo é gerar diálogo e mobilização da população jovem do Espírito Santo sobre a pandemia do Covid-19, premiando o artista que melhor abordar em suas rimas temas como: prevenção, valorização dos trabalhadores da saúde, educação coletiva, defesa dos direitos humanos, saúde mental, isolamento em vídeos de 45 segundos de duração.

Quem pode participar

  • Adolescentes a partir de 14 anos, jovens e adultos, moradores do Espírito Santo.
  • Adolescentes (14 até 18 anos) precisam anexar um arquivo de vídeo ou áudio no qual seu responsável autoriza a participação no concurso, bem como a utilização de sua imagem pela Associação Gold e o UNICEF.

    Exemplo: "Eu (nome do responsável), autorizo meu/minha filho/a, a participar do concurso de freestyle do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, e também autorizo o UNICEF e a Gold a utilizar os vídeos e as fotos do meu/minha filho/a (nome da adolescente) ligados ao concurso em suas redes sociais institucionais".

Premiação

  • Os três primeiros colocados receberão um celular smartphone Motorola no valor de R$ 1.200,00 e uma cesta básica.
  • Os trinta primeiros inscritos receberão um kit higiene, contendo produtos de limpeza.

Inscrições

Mais informações pelo telefone: (27) 99956 6004 ou pelo e-mail goldlgbt@gmail.com.

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (21) 98237 0856

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.