Com apoio do UNICEF, adolescentes e jovens de Pernambuco ganham reforço para alcançar mais oportunidades de educação, formação e trabalho

Estado aderiu ao Um Milhão de Oportunidades e já mobilizou secretarias para a criação de um plano de trabalho e ampliação do alcance da iniciativa

12 abril 2021

Recife, 12 de abril de 2021 – Em uma iniciativa do UNICEF, adolescentes e jovens pernambucanos terão mais apoio para alcançar oportunidades de educação, formação e trabalho. Pernambuco foi o primeiro estado a aderir ao Um Milhão de Oportunidades (1MiO), uma articulação nacional para alcançar essa meta com pessoas de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, em todo o Brasil, nos próximos dois anos. Além de o UNICEF, a articulação envolve empresas, sociedade civil, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Pacto Global e governos para disponibilizar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação profissional, de competências digitais e participação cidadã, vagas de aprendiz, estágio e emprego. Em uma reunião virtual, representantes do UNICEF e de secretarias estaduais iniciaram um plano de trabalho para a mobilização de lideranças e o mapeamento de ações que possam potencializar o desenvolvimento do projeto no estado.

Para auxiliar adolescentes e jovens na busca de informações acessíveis e de qualidade sobre oportunidades e formação, a iniciativa disponibiliza uma plataforma digital (1mio.com.br), que também funciona como um aplicativo adaptado para dispositivos móveis, incluindo informações desagregadas por regiões. O 1MiO monitora o preenchimento efetivo de cada oportunidade a partir do compromisso que cada organização assina na adesão. As vagas de trabalho precisam seguir o conceito de trabalho decente da OIT e as empresas se comprometem em ofertar formação, mentoria e apoio nos casos de violação de direitos para os adolescentes e jovens.

O coordenador do escritório do UNICEF no Recife, Dennis Larsen, destaca o potencial da parceria com o Governo de Pernambuco para mobilizar o setor privado e outras instituições, possibilitando um alcance ainda maior para cada adolescente e jovem no estado. “É muito importante somar forças e buscar oportunidades para adolescentes e jovens, especialmente neste momento tão difícil, com a situação da pandemia e a pobreza em crescimento”, reforça. Em Pernambuco, além de priorizar pessoas negras e pardas, indígenas, adolescentes e jovens que moram em periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência, a parceria incluirá jovens egressos do sistema socioeducativo e que cumprem medidas em meio aberto, vítimas de trabalho infantil e migrantes.

“Estamos muito felizes de ter Pernambuco como o primeiro estado a assumir o compromisso pela inclusão produtiva de jovens junto com o 1MiO. É a primeira instância de governo a envolver todas as secretarias do estado na parceria e, com certeza, vamos conseguir mobilizar o setor privado e a sociedade civil no território e integrar os programas e políticas já existentes para potencializar a geração de oportunidades”, disse Gustavo Heidrich, oficial do UNICEF para a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO). O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, responsável pela assinatura do termo de adesão, também ressalta a importância de reunir forças. “Iniciativas como essas precisam ser fortalecidas. Por isso, o Governo de Pernambuco se une ao UNICEF para criar estratégias que possam fortalecer a oportunidade para nossa juventude”, afirmou.

Um Milhão de Oportunidades – Lançada em 2020, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1Mio) é a maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo organizações das Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1Mio é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018.

Contatos para a imprensa

Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.