Brasil receberá mais 1.036.800 vacinas da AstraZeneca/Oxford via mecanismo Covax nesta quinta-feira

14 julho 2021

Brasília, 14 de julho de 2021 – Mais 1.036.800 doses de vacinas contra a Covid-19 do Mecanismo Covax, fabricadas pela AstraZeneca/Oxford, chegarão ao Brasil nesta quinta-feira (15). Outros 3 milhões devem ser enviados ao País nas próximas semanas.

O Covax, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a Covid-19 (ACT), é coliderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (Cepi); pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi); e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro-chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.

O Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é o agente de compras reconhecido pelo mecanismo Covax para os países da região das Américas, tendo entregue ao Brasil, entre março e junho deste ano, 5.916.000 doses da vacina contra a Covid-19 – 5.073.600 da AstraZeneca/Oxford e 842.400 da Pfizer/BioNTech.

As vacinas de ambos fabricantes já se mostraram seguras e de qualidade, tendo aprovação para uso emergencial da OMS e registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Há dois grupos de países e territórios participantes no Covax: os autofinanciados, como o Brasil, que pagam pelas vacinas; e os de baixa renda que recebem as vacinas sem custo. No caso da Região das Américas, dez países e territórios fazem parte desse segundo grupo: Bolívia, Dominica, El Salvador, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Nicarágua, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas.

As vacinas são efetivas principalmente para prevenir quadros graves e mortes por Covid-19, inclusive os casos causados pelas variantes da doença identificadas até o momento. O mesmo vale para medidas preventivas. Portanto, a estratégia ideal de enfrentamento da pandemia combina vacinação com o uso correto de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos regularmente com sabão ou álcool em gel, evitando aglomerações e mantendo os ambientes bem ventilados.

Desde o início da pandemia, o Sistema ONU no Brasil tem trabalhado com as três esferas de governo, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconômicos.

Sobre a Opas
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano. Contatos para imprensa: Luís Felipe Sardenberg – comunicacao@paho.org(61) 3251 9581

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.