BNP Paribas Cardif apoia UNICEF para prevenir obesidade infantil no Brasil

11 outubro 2023

BNP Paribas Cardif tem o compromisso estratégico de se tornar a seguradora referência na prevenção do sobrepeso e da obesidade e é uma das parceiras estratégicas do UNICEF para promover educação em temas como saúde, alimentação, hábitos saudáveis e sustentabilidade

Brasília, 11 de outubro de 2023 – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atualmente cerca de 13% dos adultos são obesos, três vezes mais do que em 1975. Já o mais recente relatório da ONU Atlas Mundial da Obesidade aponta que, até 2035, um terço das crianças e dos adolescentes poderão desenvolver obesidade. Com base nesses dados, é possível afirmar que a obesidade é uma questão de saúde pública, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterol alto, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer. A combinação de hábitos alimentares não saudáveis com o sedentarismo faz com que crianças e adolescentes desenvolvam esses problemas de saúde cada vez mais cedo. A economia também está envolvida na questão, já que, com o poder de compra menor, os ultraprocessados, como macarrão instantâneo, sucos de caixinha, salsichas e outros alimentos de baixo valor nutricional, se tornaram itens mais consumidos por serem mais baratos.

Em janeiro de 2021, o BNP Paribas Cardif lançou uma estratégia internacional para ajudar a mitigar complicações e riscos ligados ao sobrepeso e à obesidade, após sua convicção de que é importante tomar medidas urgentes. Para isso, a seguradora desenvolveu um programa de impacto social baseado em quatro grandes pilares:

  • Prevenção e educação: mediante apoio a associações dedicadas à prevenção do excesso de peso e da obesidade, que trabalham na melhoria dos hábitos alimentares das crianças e suas famílias;
  • Pesquisas médicas e científicas: para oferecer apoio a estudos e orientações médicas para atividades educativas e incentivar estudos que expandam os conhecimentos na área de nutrição e prevenção da obesidade;
  • Tecnologia: por meio do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas focadas em nutrição saudável e acessível aos colaboradores, parceiros e clientes da companhia;
  • Parcerias: para ampliar o programa de prevenção da obesidade por meio das plataformas de distribuição dos parceiros de negócios para também disseminar benefícios concretos de saúde para seus clientes e funcionários.

Nos últimos cinco anos, houve um agravamento na crise alimentar no Brasil. Ao mesmo tempo em que 33 milhões de brasileiros não têm o que comer todos os dias, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos de idade possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos.

A educação é um importante impulsionador para a mudança desse cenário e, na América Latina, incluindo o Brasil, a BNP Paribas Cardif é uma das empresas que apoia o programa de Saúde e Nutrição do UNICEF. Os trabalhos desenvolvidos por meio dessa parceria são voltados à promoção de ambientes saudáveis nas escolas por meio da capacitação de gestores e professores e conscientização de crianças e jovens e adolescentes para que eles sejam promotores de hábitos saudáveis entre seus pares, familiares e comunidade.

Para Fernanda Campos, diretora executiva de Recursos Humanos e ESG da BNP Paribas Cardif Brasil, a iniciativa vem de encontro ao objetivo da empresa de promover bem-estar para a população. “Os seguros exercem uma importante função social de amparar as pessoas em situações de necessidade. Mas não basta atuar apenas quando um problema ocorre, é também necessário um trabalho de prevenção, e esse é o objetivo da parceria com o UNICEF: minimizar os riscos de surgimento de doenças causadas pela obesidade entre crianças e jovens. É um trabalho que, no longo prazo, tende a trazer mais qualidade de vida, começando nos ambientes escolares e abrangendo as comunidades no entorno”, diz.

Por meio de atividades de comunicação para mudanças sociocomportamentais (social behavior change communication – SBCC), mais de 9 mil crianças e adolescentes foram diretamente impactados, além de centenas de educadores, com capacitações para que tenham hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, engajem as comunidades em prol da causa e disseminem materiais que auxiliem o Poder Público a incluir a pauta no currículo escolar.

Em João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE), por exemplo, grupos de adolescentes participaram de workshops promovidos pelo UNICEF para discutir hábitos alimentares nas escolas e sua correlação com temas como mudanças climáticas e questões étnicas e raciais. A partir disso, foi desenvolvido um jogo RPG [role-playing game] sobre o tema, que pode ser adaptado a diferentes regiões e culturas. O jogo está em fase de refinamento e de articulação com governos locais para que possa ser utilizado nas instituições de ensino.

O apoio de empresas com a BNP Paribas Cardif contribui para que o UNICEF possa ampliar  discussões sobre obesidade infantil para mais espaços. “Temos observado que a parceria traz uma reação em cadeia. Além de contribuir para a realização de atividades com o nosso público-alvo, que são crianças e adolescentes em escolas, tem um impacto positivo por meio do engajamento da empresa, envolvendo colaboradores e parceiros, ampliando nosso alcance. Isso faz com que a conscientização sobre os problemas da obesidade chegue a novos públicos, novas famílias”, pontua Stephanie Amaral, oficial de Saúde do UNICEF no Brasil.

Entre as próximas ações previstas, está a criação de estratégias para adaptar o currículo escolar e incluir competências para promover o consumo de alimentos saudáveis e a importância disso para a saúde, além de expandir a capacitação dos gestores escolares e professores sobre o assunto.

Por meio da parceria com o UNICEF, a BNP Paribas Cardif também realiza ações internas, como webinários e conteúdos de comunicação, para incentivar seus colaboradores a que apoiem a causa. “Nós abordamos a questão para que cada um dos profissionais se torne também promotor de hábitos saudáveis e entenda claramente os impactos da obesidade e do sobrepeso. O que queremos é unir esforços para ampliar a conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada e mais saudável entre o nosso time, seus familiares e a sociedade, de maneira mais geral”, finaliza Fernanda.

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.