Belém realiza Jornada Pedagógica e discute indicadores de qualidade na educação infantil

22 janeiro 2024
Jornada pedagógica em Belém
BRZ/Agência Belém de Notícia

Belém, 22 de janeiro - Mais de 1.800 profissionais do magistério, entre professores, coordenadores e gestores, estão participando da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Educação (RME), que este ano trouxe o tema “Belém Alfabetizada, Educada, Leitora, Inclusiva, Antirracista e Conectada para a construção de sociedades biodiversas”. O objetivo é planejar, prestar orientações gerais e consolidar as ações para o ano letivo de 2024. 

Na Jornada, Carol Velho, oficial de educação infantil do UNICEF, liderarou os painéis de Avaliação da Educação Infantil e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil e documentação pedagógica.

“A partir da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), dentro da #AgendaCidadeUNICEF, Belém vem avançando na estratégia da autoavaliação, junto à comunidade escolar. Neste ano, a SEMEC tem a previsão de alcançar 80 unidades de educação infantil nesse processo e, a partir de um planejamento, atuar para o fortalecimento da rede. Isso é um marco para que avancemos nas discussões sobre práticas de qualidade na educação infantil”, afirma Carol Velho.

Além disso, como parte da programação de extensão da Jornada Pedagógica entre os dias 22 e 26 de janeiro, serão realizadas as oficinas “Educação que Protege” e “Lei da Escuta Protegida”, com foco na prevenção e enfrentamento das violências nas escolas, para profissionais das 12 escolas de educação infantil e ensino fundamental do bairro do Guamá.

O encontro, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), aconteceu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia (19), com apresentações musicais, poesia, cultura, educação e a arte de reaprender nestes dois dias de processo formativo.

A agenda desenvolvida é parte da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além de com as próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.