Bate-papo com conselheiros tutelares é tema do segundo episódio do FavelaPOD, podcast do Observatório de Favelas
Edição é inspirada no breve diagnóstico "Violências contra crianças, adolescentes da Maré na pandemia", realizado em parceria com UNICEF, Luta pela Paz e Redes da Maré
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2020 – Está no ar o segundo episódio do FavelaPOD, o podcast do Observatório de Favelas! Inspirado no boletim "Violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia", o tema desta edição é a atuação dos conselheiros tutelares responsáveis pela região que abrange a Maré. O boletim apresenta os primeiros resultados da pesquisa de breve diagnóstico realizada pelo Observatório de Favelas no âmbito do projeto "CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré", que é realizado em parceria com o UNICEF, Luta pela Paz e Redes da Maré. O levantamento aponta a importância do trabalho realizado pelos conselheiros – todos Crias da Maré – nos avanços na rede de proteção às crianças e aos adolescentes do território.
Com apresentação da comunicadora Quitta Pinheiro, o episódio "Bate-papo com conselheiros Crias da Maré" recebe como convidados Carlos Marra, Daniel Remilik, e Zanza. Eleitos no fim do ano passado, o trio – ao lado de Rosimere e Jader – compõe o grupo de conselheiros responsáveis pela Maré, Bonsucesso, Cidade Universitária e Manguinhos. Todos "nascidos e criados" na Maré.
Em seu segundo mandato como conselheira, Zanza reforça a importância de a atuação do conselho tutelar ter uma composição de todos os conselheiros crias da Maré. "Desmistifica o olhar da comunidade sobre o conselho, sobre o órgão. Nós circulamos, nós residimos, nós temos vida social dentro desses espaços. Estar no conselho pertencendo a esse território – sendo a Maré o maior número populacional da nossa área de abrangência – facilita demais", afirma.
CRIAndo Rede
Em meio ao contexto da pandemia, o UNICEF e as organizações da sociedade civil Luta pela Paz, Redes da Maré e Observatório de Favelas se uniram para desenvolver o projeto CRIAndo Rede: proteção à vida de crianças e adolescentes na Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é fortalecer a rede de proteção social e políticas públicas com foco em crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade no território, bem como suas famílias.
Realizado pelo Observatório de Favelas, como parte do projeto, o boletim "Violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia" procurou produzir subsídios para ações de prevenção da violência e para o fortalecimento da rede de garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Um esforço para construir um diagnóstico breve das violências que atingem esses públicos no conjunto de favelas da Maré, bem como sobre o modo pelo qual a rede de proteção e garantia de direitos pode colaborar para a prevenção desses casos.
Serviço
FavelaPOD #2
Anchor – https://bityli.com/defavelasanchor
Spotify – https://bityli.com/spotifydefavelas
Apple Podcasts – https://bityli.com/itunesdefavelas
Deezer – https://bityli.com/DeezerFavelaPOD
Boletim "Violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia"
Realização: Observatório de Favelas
Parceria: UNICEF, Luta pela Paz e Redes da Maré
Contato
Assessoria de Imprensa: Gabriela Anastácia
E-mail: gabriela@observatoriodefavelas.org.br
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.