Aleitamento materno em todos os espaços
Oficinas com agentes comunitários de saúde e rodas de diálogo com familiares reforçaram o aleitamento materno e a alimentação saudável como estratégia de saúde

Recife, 2 de dezembro de 2022 – Agentes comunitários de saúde que atuam no bairro do Ibura, no Recife, participaram de oficinas temáticas sobre a promoção do aleitamento materno e alimentação saudável na primeira infância. Durante os encontros, que promoveram a escuta e a ampliação de conhecimentos por meio de uma metodologia participativa, as equipes foram estimuladas a fortalecer ações de aleitamento materno nas unidades de saúde e nas visitas domiciliares, assim como em outras oportunidades. A iniciativa ocorreu no âmbito da #AgendaCidadeUNICEF e foi encerrada com uma roda de diálogo com mães e familiares na Creche Municipal 8 de Março, no Ibura.
A nutricionista facilitadora das oficinas, Ana Jéssica Pacheco, destaca a importância no reforço de que orientações e ações de amamentação não devem ter lugar definido para acontecer. “Buscamos atualizar os profissionais e sensibilizá-los para que essas orientações possam acontecer em todos os espaços, nas unidades de saúde, nas casas... Aleitamento materno é um ato de amor, mas é também uma estratégia de saúde de alto impacto”, afirma, lembrando que uma criança amamentada cresce com saúde. Uma média de 40 agentes comunitários foram capacitados e receberam conteúdos didáticos sobre amamentação.
Para a agente de saúde Edlene Nunes, as oficinas foram uma oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional. “Foi um momento muito importante para que a gente se atualizasse e pudesse levar também esse conhecimento à comunidade, pois sempre estamos na casa de alguém e sempre há alguém amamentando. Eu vou ser mãe e também aproveitei para meu conhecimento pessoal”, disse.

Mãe de Pâmella Cristal, de 4 meses, Ana Paula do Nascimento vem conseguindo amamentar a filha e aproveitou a roda de diálogo para tirar dúvidas sobre a introdução alimentar. “Ela tá aqui, linda, bonita e saudável. Gostei muito, pois aprendi algumas coisas que ainda não sabia”.
A consultora de Saúde e Desenvolvimento Infantil do UNICEF Juliana Vergetti destaca que a ação também faz parte da implementação de Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), que é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento e acompanhamento da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade. “A formação envolveu profissionais das três Uapis de Saúde que estão sendo instaladas no Ibura, assim como familiares do território na Uapi de Educação. Houve muita escuta e troca de conhecimento a partir dos conteúdos e guias do UNICEF”, disse, referindo-se também ao guia "Os 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis", do UNICEF, que foi entregue aos participantes.
#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para a promoção de direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a inclusão, não discriminação e não violência. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura. A #AgendaCidadeUNICEF prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. Nesse período, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.