Águas de Manaus e UNICEF realizam doação de água potável às comunidades atingidas pela seca

01 dezembro 2023

Manaus, 1º de dezembro de 2023 – A empresa Águas de Manaus, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizou a doação de 688 galões de água potável (14.720 litros) para comunidades indígenas e ribeirinhas afetadas pela estiagem no Amazonas. Desse total, 382 galões foram destinados à Fundação Estadual do Índio (Fepiam) e 306, à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsáveis pela distribuição às comunidades vulneráveis do estado.

O UNICEF também realizou a entrega de oito filtros de membrana aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Vale do Javari e Manaus, que vão atender comunidades indígenas impactadas pela estiagem. Filtros de membrana são equipamentos de alta eficiência, que garantem a filtragem de água com elevada contaminação e o acesso coletivo à água para as comunidades vulneráveis. Para o especialista em Água e Saneamento do UNICEF Paulo Diógenes, “a doação realizada hoje é parte da resposta que o UNICEF e parceiros do Amazonas estão realizando para apoiar as comunidades neste momento tão desafiador de estiagem para o Estado e a região”.

Comunidades sofrem com a estiagem e acabam consumindo água sem tratamento e de poços improvisados. Febre, diarreia, vômito, dor muscular e dor abdominal são alguns dos sintomas que 24.462 pessoas precisaram enfrentar durante outubro deste ano no Amazonas. Eles são os sinais das doenças diarreicas, que neste ano apresentaram aumento de casos devido à seca. O registro dessas enfermidades foi 28% maior do que no mesmo mês do ano passado, quando houve 19.155 casos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

UNICEF na emergência
Em resposta a seca histórica na Amazônia, o UNICEF está trabalhando com o Comitê de Emergência, o Grupo de Trabalho para os Povos Indígenas, as secretarias estaduais e municipais, e as organizações indígenas para apoiar as populações afetadas, com foco nas crianças, nos adolescentes e nas mulheres das comunidades isoladas.

O apoio foi iniciado pelo município de Tefé, para as comunidades do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes, com sistemas de filtragem de água. A ação está sendo implementada em mais cinco DSEI e seis municípios do Amazonas e Pará, em comunidades onde as crianças são altamente vulneráveis à desnutrição e às doenças relacionadas à água.

Nesse sentido, está sendo dado apoio para o acesso à água potável nas UBS e comunidades, na vigilância nutricional, e para o tratamento de crianças com diarreia e com desnutrição aguda. Numa segunda fase, serão trabalhados os municípios e comunidades para reforçar os sistemas de redução de riscos perante eventos climáticos extremos.

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.