#AgendaCidadeUNICEF é lançada no Recife

Parceria da capital pernambucana com o UNICEF busca fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes no bairro do Ibura. Iniciativa ocorre em oito capitais brasileiras

28 abril 2022
Foto mostra quatro pessoas em pé olhando para a câmera. O homem e a mulher que estão à direita estão segurando papeis.
Rodolfo Loepert

Recife, 28 de abril de 2022 – O UNICEF e a Prefeitura do Recife lançaram, na última quarta-feira (27/4), a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF – Recife para cada criança e adolescente, para fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes do bairro do Ibura, definido como território prioritário para a parceria a partir de análise de indicadores sociais.

O acordo de cooperação foi assinado pelo prefeito do Recife, João Campos, e pela representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, na presença de adolescentes do Ibura, representando meninas e meninos de seu bairro. A parceria prevê, até 2024, a realização de um conjunto de ações integradas nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência e inclusão socioprodutiva.

“A gente espera poder socializar mais, ter mais coragem e pé firme para sair na rua e poder ser quem a gente é. Ainda melhorar o Ibura, promover o respeito e a harmonia”, disse Dayann Silva, 14. Thayna Nascimento, 15, defendeu ainda a importância de participação de adolescentes. “Nós temos nossos direitos. Soltando nossa voz, as pessoas vão entender o que a gente passa e o que a gente quer que mude”.

O prefeito João Campos destacou a importância da cooperação do UNICEF e do trabalho transversal e integrado para a conquista dos resultados. “Diante da realidade que existe hoje, por mais dura que seja, não podemos perder a capacidade de querer olhar para frente, sonhar com um futuro melhor e transformar a cada dia. Ter o UNICEF acreditando no nosso território traz uma chance de acerto muito maior”.

Ação focada em um território
O bairro do Ibura é um dos bairros mais populosos do Recife, com aproximadamente 50 mil habitantes. Dados de 2019, reportados pela Prefeitura do Recife e analisados pelo UNICEF no contexto da iniciativa anterior de cooperação com centros urbanos, demonstraram que a região apresenta as maiores taxas de homicídios da capital, alcançando entre 30 e 35 por 100.000 adolescentes entre 10 e 19 anos.

Os projetos e programas que já ocorrem em parceria entre UNICEF e Prefeitura passarão a fazer parte da #AgendaCidadeUNICEF e serão intensificados no bairro do Ibura. São os casos da Busca Ativa Escolar de crianças e adolescentes que estão fora da escola; da implementação das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), que vão aprimorar o atendimento a crianças pequenas; e da realização de atividades de formação e apoio à saúde mental de adolescentes.

“A gente quer o bairro do Ibura como aqueles que a gente sonha, que, quando a gente fosse pra rua, não sentisse medo e não tivesse preconceito com ninguém pra não termos vergonha de dizer de onde somos. Que a gente possa andar de cabeça erguida”, destacou Joelma da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Florestan Fernandes, que já participa de um projeto do UNICEF como parte da cooperação com a Prefeitura.

Agenda em oito capitais brasileiras
Com a parceria, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais, como parte de sua estratégia de cooperação com governos municipais voltada aos centros urbanos. Além de Recife, as outras cidades que farão parte dessa rede são Belém, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

“Esse conjunto de ações busca prevenir também a violência, a discriminação e ter ainda um impacto na própria redução dos homicídios contra adolescentes. Por isso, estamos escolhendo bairros vulneráveis. Uma vez que conquistarmos resultados de impacto, essas iniciativas conjuntas e estratégias vão poder ser replicadas para outros bairros da cidade”, destacou a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913
Júlia Ferreira Kacowicz
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (81) 99242 7218

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.