Adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela lançam programa de rádio em Roraima

O programa Súper Panas na Rádio retorna em nova fase, desta vez realizado por adolescentes que abordam temas importantes para as famílias no Brasil

17 março 2023
Foto mostra uma jovem sendo entrevistas por dois outros jovens
UNICEF/Pirilampos/BRZ/Jesus Covas

Boa Vista, 17 de março de 2023 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Pirilampos e o Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR), lança hoje a nova fase do Súper Panas na Rádio, um programa feito por adolescentes da Venezuela que traz, de forma dinâmica e divertida, informações-chave para a vida das famílias refugiadas e migrantes no Brasil relacionadas à cultura, à saúde mental, à educação e a outros temas.

Alternando-se entre português e espanhol, os quatro primeiros episódios já estão disponíveis no Spotify e no YouTube – em breve serão transmitidos também por rádios comerciais de Roraima, o estado mais afetado pelo fluxo migratório venezuelano.

Súper Panas pode ser traduzido como “Súper Amigos”, e o programa tem também o objetivo de ser um espaço de diálogo com a população brasileira.

“Para além da programação com informações essenciais sobre a vida no Brasil, o Súper Panas na Rádio garante um espaço para que adolescentes e jovens refugiados e migrantes exerçam sua participação e voz ativa sobre sua cultura e suas potencialidades”, afirma a chefe do escritório do UNICEF em Roraima, Estela Caparelli.

Os mais de 65 adolescentes inscritos nesta nova fase da rádio, desde agosto de 2022, participaram de todo o processo de produção até a gravação final dos episódios. O ciclo de formação contempla cinco semanas de capacitação, passando por todas as fases da criação de um programa de rádio, com a parte técnica realizada no Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais).

Para um dos jovens locutores da primeira turma, Carlos Bello, de 16 anos, a experiência foi desafiadora e abriu portas para um novo olhar sobre a rádio. “Aprendi muito em cada aula. Os nomes dos equipamentos, as técnicas na hora de falar no microfone, o que é um jingle, e como fazer uma entrevista. O resultado do programa fez valer meu medo e minha timidez”, afirma.

foto mostra um adolescente sentado em um estúdio de rádio, com as mãos no fone de ouvido
UNICEF/Pirilampos/BRZ/Jesus Covas
Carlos Eduardo Bello Acosta, do abrigo Pricumã, aluno da primeira turma de rádio.

Carlos vive num dos abrigos da Operação Acolhida, a resposta humanitária liderada pelo Governo Federal, em parceria com organizações da sociedade civil e agências da ONU, incluindo o UNICEF, para responder ao fluxo migratório da Venezuela.

“É incrível acompanhar o rápido desenvolvimento dos adolescentes. Visamos sempre estimular o caráter comunicacional e o protagonismo juvenil durante as oficinas. Fazemos com que eles exerçam o seu direito à expressão e à comunicação", destaca a coordenadora de Comunicação para a Mudança Social e de Comportamento do Instituto Pirilampos, Nara Cardoso.

Para o analista de cultura do Sesc em Roraima, Francisco Neto, a parceria entre as três instituições representa uma oportunidade para adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Aproximamos essas juventudes das produções audiovisuais, capacitando quem não tem acesso a oportunidades, por conta do seu contexto econômico e social, para que tenha, a partir disso, condições de se profissionalizar e potencializar talentos e interesses pela produção digital e midiática”, destaca.

Os temas dos episódios abordam aspectos-chave de acesso a direitos e serviços para a nova vida que as famílias buscam no Brasil, sempre tratados de forma didática e divertida, complementando o contato com esses assuntos que os adolescentes têm nos espaços Súper Panas, a estratégia do UNICEF na qual está inserida a rádio.

Todos os atuais e futuros episódios também estão disponíveis no site do Sesc e do Instituto Pirilampos, além de nas redes do UNICEF.

Sobre o Súper Panas
O Súper Panas na Rádio faz parte da estratégia Súper Panas, que visa apoiar o poder público na garantia dos direitos de crianças e adolescentes refugiados e migrantes à educação, à proteção e à comunicação. Com 26 espaços abertos hoje, os Súper Panas já atenderam mais de 45 mil crianças e adolescentes com atividades educacionais não formais, ações de proteção da criança contra a violência e de apoio psicossocial. A estratégia conta com o apoio financeiro do Governo dos Estados Unidos e da União Europeia, por meio do Escritório para População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM, na sigla em inglês) e do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (Echo, na sigla em inglês).

Contatos para a imprensa

Amanda Panarini
Oficial de Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Telefone: (95) 98117 8628
Marco Prates
Oficial de Mudança Social e de Comportamento (SBC) e de Comunicação em Emergências
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99695 0123

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.