Adolescentes e jovens da #AgendaCidadeUNICEF Manaus constroem seu plano de ação

Durante os encontros, participantes podem propor melhorias para a comunidade e a rede de adolescentes do bairro

08 março 2023

Manaus, 8 de março de 2022 – Mais de 50 adolescentes e jovens, entre 11 e 24 anos, do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, participam, nesta quarta-feira (8/3), do 2º encontro de adolescentes e jovens para construir um plano de ação voltado à juventude da comunidade. As ações com os comunitários fazem parte do projeto #AgendaCidadeUNICEF, uma iniciativa do UNICEF, em parceria com o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, que tem como foco garantir direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia. O encontro será realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Colônia Antônio Aleixo, das 14h às 17h.

De acordo com Rayanne França, oficial para o Desenvolvimento e Participação Cidadã de Adolescentes do UNICEF Brasil, o objetivo é mostrar que eles são sujeitos da política pública. “O que queremos criar dentro da #AgendaCidadeUNICEF é o fortalecimento das redes de adolescentes e jovens ou até mesmo a criação delas, pois entendemos que os adolescentes mobilizados e engajados têm mais força para impulsionar uma política pública, e isso começa a partir dos grêmios estudantis, da articulação de base comunitária, dos coletivos de moradores, entre outros”, destacou Rayanne.

Serão realizados quatro encontros, os quais estão divididos nas seguintes etapas: 1) Conhecendo e identificando o público-alvo das ações; 2) Mapeamento das capacidades e necessidades dos adolescentes e jovens do território; 3) Construção da Matriz de Sustentabilidade para adolescentes e jovens; 4) Construção do plano de ação de adolescentes e jovens do território. A #AgendaCidadeUNICEF integra metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promove a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Participação Cidadã
O primeiro encontro de adolescentes e jovens ocorreu no dia 23 de fevereiro e contou com a participação de 22 adolescentes do bairro Colônia Antônio Aleixo. Durante a reunião, eles conheceram o projeto e participaram de oficinas de integração. O evento foi realizado no auditório do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan). Nessa etapa da iniciativa, é feita a “tríade adolescente”, que é a formação de identidade, a capacidade de interação e a construção da autonomia.

Durante o primeiro encontro, os adolescentes receberam um kit com camisa, bolsa, bloco de anotações e pasta da iniciativa. Além disso, participaram da dinâmica de integração e apresentação, bem como foram divididos em dois grupos para a atividade de reflexão sobre três tópicos: 1) Quem somos nós?; 2) O que temos na comunidade?; 3) O que queremos para a comunidade?

Para Bruna Paiva, 18 anos, estudante do primeiro período de psicologia, o evento foi um momento valoroso para compartilhamento de ideias que ela pensa para melhoria da sua comunidade. “Esse encontro foi muito importante por dar um espaço para que os jovens falassem suas opiniões, o que queremos de mudanças, como podemos evoluir. Porque não temos adultos que estejam dispostos a nos ouvir, seja na escola ou em casa, então, penso que esses projetos abrem portas para que possamos nos posicionar e mostrar o que queremos de diferente. Agora também estou com expectativas para os próximos encontros, porque, só pelo fato de estar em nosso bairro, mostram que querem nos ouvir e isso também pode trazer mudanças reais para nossa comunidade”, afirmou Bruna.

Para a estudante Alicia Soares, 17 anos, o encontro superou suas expectativas. “Eu me surpreendi muito quando cheguei aqui e vi de que se tratava o encontro, porque realmente aqui no Colônia Antônio Aleixo não temos espaços e pessoas para ouvir as opiniões dos adolescentes. Então, durante o evento, tivemos a oportunidade de expressar nosso ponto de vista sobre o que queremos e consideramos que precisa melhorar em nossa comunidade e achei tudo muito válido. Já estou ansiosa para os próximos encontros”.

#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Contatos para a imprensa

Elizabeth da Costa Cavalcante
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (92) 98173 3114
Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.