Adolescentes do projeto Valerizar participam de oficina de fotografia

Projeto faz parte do eixo “inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens” da #AgendaCidadeUNICEF

10 abril 2023
Adolescentes do projeto Valerizar
BRZ/ITD - Benes França

Salvador, 10 de abril de 2023 – Nos dias 27 e 28 de março, foi realizada no Teatro Escola localizado no Teatro Jorge Amado, um dos principais espaços culturais da cidade de Salvador, a oficina de fotografia do projeto VALERIZAR – Formação e Participação de Adolescentes e Jovens, do bairro de Valéria, na capital baiana.

O projeto faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Salvador, e está sendo implementado em Valéria pelo Instituto do Trabalho Decente (ITD).

Inserido no eixo “inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens” da #AgendaCidadeUNICEF, o projeto desenvolve ações formativas que contribuem para qualificação de adolescentes e jovens, visando à sua inserção no mundo do trabalho, ao seu desenvolvimento educacional, ao fortalecimento de suas identidades e à sua participação na vida comunitária.

Com a segurança e com as condições de mobilidade, os adolescentes saíram do bairro de Valéria com destino ao bairro da Pituba para participar da oficina prática de fotografia. A oficina foi ministrada pela fotógrafa Magali Moraes que, entre os assuntos abordados, falou sobre mídias digitais, cultura digital, plataformas de design gráfico, como tirar proveito do smartphone para fotografar, a origem da fotografia, tipos de luz, composição fotográfica e outros temas correlatos. Os adolescentes estavam interessados e curiosos e puderam colocar em prática na praça N. Sra. da Luz, localizada em frente ao Teatro Escola, os conhecimentos teóricos-práticos aprendidos no ambiente virtual (AVA) e na oficina experimental. Sob a orientação da instrutora Magali, meninas e meninos fizeram seus registros fotográficos com grande entusiasmo e satisfação.

Para Pedro Henrique de Jesus, de 14 anos, ter a oportunidade de sair do bairro de Valéria, onde reside, para conhecer novos espaços na cidade em um ônibus confortável e contar com todo o apoio para adquirir novos aprendizados, o fez sentir-se esperançoso. "Os adolescentes de Valéria realmente precisam desse apoio, não só pela carência, mas também por ser um bairro mal visto pela sociedade. Valéria tem muita gente de bem, como jovens que querem estudar e crescer na vida", afirmou.

A adolescente Laiane Silva,de 15 anos, disse que o projeto traz um leque de oportunidades para trabalhar com as mídias sociais de forma profissional: "Eu quero aprender essas ferramentas e usar as mídias sociais para falar e chamar a atenção de assuntos importantes dentro do meu bairro e ajudar a comunidade. Vou fazer a diferença e aproveitar tudo que o projeto tem para oferecer".

"A experiência formativa oferecida contribuiu para que os adolescentes do projeto estabelecessem a relação teórica e prática, disse José Humberto Silva, coordenador do projeto VALERIZAR. "A experiência prática é uma ferramenta essencial na construção de nossos saberes, sobretudo nas mídias digitais. Mais que oferecer a possibilidade de novas aprendizagens em um campo técnico, como se propõe o projeto, a saída deles do local em que residem para outro território, visitar um teatro importante da cidade, no bairro considerado de classe média, oferece outros ganhos pra esses jovens, a exemplo da apropriação e ocupação de novos espaços de Salvador e o direito de conhecer novos espaços culturais e históricos da cidade. Para muitos jovens do projeto, foi a primeira vez em que entraram em um teatro".

Além de a oficina de fotografia, os adolescentes do projeto tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Teatro Jorge Amado com o gestor cultural e diretor artístico do Teatro Escola, Nell Araújo, para conhecer o espaço e todos os processos que acontecem na direção de um espetáculo. Na oportunidade, também se apropriaram da formação histórica do teatro.

Quem nos apoia
A oficina de fotografia do projeto VALERIZAR – Formação e Participação de Adolescentes e Jovens tem o apoio do Instituto BRF. Com a parceria, o UNICEF também está distribuindo kits de conectividade para adolescentes e jovens vulneráveis do Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

#AgendaCidadeUNICEF
#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Contatos para a imprensa

Bruno Viécili
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (71) 3183 5700
Telefone: (71) 99199 0913

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.