250 jovens e adolescentes da periferia de São Paulo se engajam em iniciativa de preparação para o mundo do trabalho

Lançado este ano pelo UNICEF, Saint-Gobain e CIEDS, o projeto Engaja promove o desenvolvimento de competências e habilidades de jovens vulneráveis.

09 fevereiro 2021

São Paulo, 09 de fevereiro de 2021 – Nesta terça-feira (9/2), cerca de 250 jovens e adolescentes de cinco bairros da periferia de São Paulo iniciaram sua participação no projeto Engaja. Moradores de Grajaú, Jardim Ângela, Brasilândia, Cidade Tiradentes e Tremembé, o grupo interagiu num encontro on-line que marcou o início de um processo de formação de jovens para jovens. O encontro foi liderado por outros 50 jovens preparados pelo projeto. A partir de agora, juntos, começarão a desenvolver soluções coletivas para os desafios de seus territórios. Realizado pelo UNICEF, Saint-Gobain e CIEDS, o Engaja tem justamente o objetivo de apoiar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social na preparação para o mundo do trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento de competências para a vida, habilidades para o empreendedorismo social, fomento à inserção no mercado de trabalho e formação educacional.

“Garantir oportunidades para jovens e adolescentes mais vulneráveis é estratégico para que a cidade se desenvolva de forma menos desigual. Ao mesmo tempo que promovemos o direito à educação, aprendizagem e trabalho das novas gerações, impulsionamos a força criativa e empreendedora das periferias”, destaca Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

“O programa Engaja é um chamado à ação do nosso propósito, é uma forma de tornar concreto nosso objetivo mais inspirador e transformar o mundo, de forma que todos vivam em um mundo melhor e mais inclusivo. Nosso objetivo é ajudá-los na formação profissional e no desenvolvimento de habilidades que os capacitem a construir uma carreira sólida e, desta forma, promover um futuro melhor e com mais oportunidades”, completa Adriana Rillo, vice-presidente de Recursos Humanos para a América Latina da Saint-Gobain.

Em janeiro deste ano, na primeira etapa do projeto, 50 adolescentes e jovens, sendo 10 de cada um dos bairros, foram selecionados para serem os jovens engajadores a partir de seu perfil de liderança, proatividade e histórico de ativismo e/ou militância. Desde então, o grupo vem participando de atividades formativas e se preparando para o encontro desta terça-feira, quando recepcionaram e lideraram, a partir da metodologia de educação entre pares, a formação dos outros 250 jovens.

“O encontro é um marco no projeto, pois os 50 jovens engajadores colocaram em prática tudo que aprenderam até aqui e mobilizaram os jovens engajados na construção de soluções conjuntas. São 300 jovens juntos, pensando sobre si e sobre seu papel no local onde vivem.” diz Beatriz Biazão, coordenadora do projeto pelo CIEDS.


Próximas etapas

Nas próximas semanas, todos participantes serão convidados para ingressar no Bootcamp, processo de ideação coletiva, em que começarão a fazer protótipos das soluções. A melhor proposta de cada território contará ainda com um recurso semente para fomentar a implementação da ideia, assim como mentoria e acompanhamento para tirarem a ideia do papel.

O Engaja também irá fomentar a inserção desses jovens ao mundo do trabalho, seja por meio de oportunidades educacionais, de profissionalização, empregabilidade e programas de aprendizagem. Empresas ou instituições que acreditem no potencial jovem e que tenham oportunidades de capacitações ou ocupações são convidadas a entrar em contato com o Engaja para possíveis parcerias.


Mais informações para imprensa

Beatriz Biazão – CIEDS
(11) 95357 5678

Henrique Gonçalves – SAINT-GOBAIN
(11) 98058 6298, hgoncalves@webershandwick.com

Paula Boracini – SAINT GOBAIN
(11) 98415 0314, PBoracini@webershandwick.com

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (21) 98237 0856

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.