Ciclones Idai e Kenneth: Emergência em Moçambique, Zimbábue e Malawi
O UNICEF está em Moçambique, no Zimbábue e no Malawi desde os primeiros minutos dessa catástrofe para salvar vidas e diminuir o sofrimento de crianças e suas famílias

Sua ajuda pode chegar às crianças e famílias afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth

O UNICEF está arrecadando doações no Brasil.
As contribuições podem ser feitas online
– clique aqui para doar –
ou pelo telefone 0800-9400404.
O que o UNICEF está fazendo
Adquirindo suprimentos médicos para famílias deslocadas
Qualquer interrupção prolongada no acesso a serviços essenciais pode levar a surtos de doenças e picos de desnutrição, aos quais as crianças são especialmente vulneráveis. Em Moçambique, o UNICEF forneceu vacinas para imunizar, com sucesso, 900 mil pessoas contra a cólera e iniciou a distribuição de 500 mil mosquiteiros para proteger as crianças da malária.
No Zimbábue, o UNICEF divulgou, para mais de 60 mil pessoas, informações essenciais sobre como prevenir doenças transmitidas pela água. Também está lançando uma campanha de vacinação contra a cólera em parceria com o Ministério da Saúde e Assistência à Criança do Zimbábue e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger mais de 480 mil pessoas.

Provendo acesso a água potável e saneamento
Sem serviços de água, saneamento e higiene seguros e eficazes, as crianças correm um risco elevado de doenças evitáveis, incluindo diarreia, febre tifoide e cólera, e também ficam cada vez mais vulneráveis à desnutrição. Desde que o ciclone atingiu o Malawi, o UNICEF forneceu água potável para mais de 53 mil pessoas e banheiros para mais de 51 mil pessoas. Em Moçambique, o UNICEF ajudou a restaurar o abastecimento de água para 500 mil pessoas na cidade da Beira, fortemente atingida pelo Idai.

Estabelecendo Espaços Amigos da Criança
Muitas escolas e muitos hospitais foram destruídos ou danificados ou estão sendo usados como abrigo. É crucial que as crianças possam voltar a aprender o mais rápido possível – para proporcionar-lhes uma sensação de normalidade em um momento de caos extremo. O UNICEF e seus parceiros estão distribuindo kits de educação para as crianças afetadas pelas enchentes. O UNICEF também está trabalhando na ampliação do apoio psicossocial às crianças afetadas e na reunificação de crianças desacompanhadas e separadas.

"Para as crianças afetadas pelo ciclone Idai, o caminho para a recuperação será longo. Equipes do UNICEF estão nos três países, mas nossos recursos estão sobrecarregados. Estamos confiantes de que nossos doadores serão generosos com os milhares de crianças e famílias que precisam de apoio.”
