Muito se tem discutido acerca da sustentabilidade no mundo dos negócios. Mas o que seria esse tal desenvolvimento sustentável? Descubra sobre seus diversos benefícios para a economia e melhoria da qualidade de vida da população!
O que é desenvolvimento sustentável?
O desenvolvimento sustentável surgiu da necessidade de alterar a relação entre o ser humano e a natureza e do reconhecimento de que os recursos são finitos e, por isso, representa uma nova forma de desenvolvimento econômico, cuja prioridade é o meio ambiente. Ele pode ser definido como a busca por atender às necessidades do presente sem comprometer a realidade das gerações futuras. Portanto, tal desenvolvimento propõe o uso responsável dos recursos naturais por meio de abordagens inovadoras que priorizam o bem-estar a longo prazo da humanidade. Esse conceito vem para contrapor a ideia do crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais para se dar.
Empresas como agentes de mudança
A sustentabilidade é um tema que tem estado bastante presente nos dias atuais, mas passou a ter mais força com o surgimento de um novo termo: a sustentabilidade empresarial, pautada em um conjunto de ações que têm como objetivo a redução dos impactos ambientais. Assim, empresas têm optado por novas ações sustentáveis que se preocupam com as esferas social, ambiental e econômica, o que permite desenvolver uma melhor relação entre natureza e homem.
Nesse sentido, as empresas sustentáveis surgem como poderosos agentes de mudança, uma vez que são capazes de equilibrar a responsabilidade social e ambiental com fatores econômicos. Isso porque, ao adotar práticas sustentáveis em suas atividades de produção, essas empresas não apenas contribuem para a preservação do nosso planeta, mas também impulsionam o progresso social, a melhoria na qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico.
De acordo com o portal Steal The Look, muitas empresas grandes já atuam como agentes cooperadores do desenvolvimento sustentável. Um exemplo seria a marca brasileira Natura, que atua no setor de produção de cosméticos. Seja por meio de propagandas, posicionamentos nas redes sociais ou até na fabricação dos produtos, ela sempre deixa claro para o cliente seu compromisso com a sustentabilidade. Afinal, o desenvolvimento sustentável está muito atrelado às práticas adotadas pelo negócio em toda a cadeia produtiva. A Natura foi a primeira com capital aberto a receber o selo de reconhecimento de corporações que unem benefícios socioambientais pelo B-Corp.
Sendo assim, indústrias que mantém produções aliadas a atitudes sustentáveis e que tem grande presença em nosso cotidiano são de extrema importância, já que as mesmas compartilham uma mensagem de consciência ambiental, o que inspira outras pequenas e grandes empresas a escolher o mesmo caminho e mudar suas ações e, desse modo, obter um alcance que pode chegar a níveis globais.
Desse desenvolvimento sustentável, usufruem não só as gerações futuras, mas também a população atual, que é contemplada com uma melhor qualidade de vida a partir de alterações ambientais. Em 2018, uma pesquisa realizada pela revista Forbes revelou que 92% dos consumidores entrevistados diziam confiar em marcas ambientalmente e socialmente conscientes. Isso mostra que os consumidores estão atentos ao caráter ecológico e sustentável das empresas.
A sustentabilidade também atrai novos investidores. Eles já perceberam que se preocupar apenas com a rentabilidade líquida não é um bom investimento a longo prazo e que é possível aderir à sustentabilidade sem deixar de ganhar dinheiro. Uma pesquisa do HEC Paris Research, realizada em 2019, mostrou que os acionistas estão dispostos a pagar US$0,70 a mais em ações de empresa que doa para instituições de caridade. A percepção de que as questões ambientais, sociais e de governança não são comuns na comunidade de investimentos está ultrapassada, pois os investidores estão priorizando cada vez mais os fatores de sustentabilidade.
Entre os benefícios dos empreendimentos sustentáveis para a população, está a preocupação com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, gerando algo indispensável para muitos nos dias de hoje, a responsabilidade com o meio ambiente, e isso pode resultar na priorização de produtores locais ou até de materiais mais visados pela população. Outra vantagem é que geralmente os negócios sustentáveis dão muito valor à inovação, desenvolvendo novas tecnologias e soluções para enfrentar os desafios ambientais. Ao apoiar essas empresas, os clientes contribuem indiretamente para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis.
É válido pontuar, ainda, que as práticas sustentáveis focam em benefícios de longo prazo, e não em ganhos de curto prazo. Ao incentivá-las, os consumidores contribuem para a preservação dos recursos naturais, redução da poluição e combate às mudanças climáticas. Isso ajuda a criar um mundo mais saudável e sustentável para as gerações futuras.
O primeiro passo para inserção nos mercados de impacto social
Você tem interesse em gerar impacto social e prosperar, mas não sabe qual o primeiro passo a tomar para o desenvolvimento sustentável? Então venha com a gente que vamos apresentar o incrível mundo do voluntariado!
Em um mundo onde as novas gerações estão cada vez mais sendo impactadas pelos debates acerca do desenvolvimento sustentável e o anseio pela transformação social, o voluntariado é um importante primeiro passo para aqueles que desejam se inserir nos mercados de impacto social, atuando assim dentro do terceiro setor em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sempre em equilíbrio entre o impacto socioambiental e a sustentabilidade financeira.
Mas você deve estar se perguntando o que é o terceiro setor, certo? Bom, o terceiro setor é composto por organizações sem fins lucrativos e não governamentais que atuam em prol do bem-estar social e da transformação positiva da comunidade. Assim, ele tem como principal objetivo promover o impacto social, seja por meio de ações humanitárias, desenvolvimento comunitário, defesa dos direitos humanos, preservação do meio ambiente, assistência a grupos vulneráveis ou outras iniciativas de cunho social. Um exemplo notável é o programa #tmjUNICEF, promovido pelo UNICEF, que tem como objetivo transformar a vida de crianças e adolescentes por meio da construção de uma comunidade de voluntariado digital engajada na mobilização social e na promoção de mudanças positivas na nossa sociedade.
Essas organizações dependem fortemente de voluntários para realizar suas atividades e alcançar seus objetivos. Por isso, ao se engajar em atividades voluntárias dentro do mercado de impacto social, você tem a oportunidade de adquirir habilidades valiosas, construir redes de contatos e desenvolver uma compreensão mais profunda das questões sociais que afetam comunidades e grupos marginalizados. Além disso, você se torna capaz de construir uma base sólida para uma futura carreira, uma vez que as habilidades desenvolvidas por meio do voluntariado podem abrir portas para oportunidades de trabalho remunerado no campo do impacto social, seja em organizações sem fins lucrativos, empresas sociais ou até mesmo em iniciativas de empreendedorismo social.
Diante desse cenário, notamos que essa experiência de voluntariado não apenas impacta positivamente a vida dos beneficiários, mas também fortalece as habilidades e competências dos voluntários, preparando-os para a construção de uma carreira dentro dos mercados de impacto social do futuro. Além disso, a sustentabilidade e a geração de renda não são conceitos que se anulam, muito pelo contrário! Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas e os consumidores contribuem com a preservação ambiental, ao mesmo tempo em que estimulam o mercado financeiro, gerando renda e promovendo o crescimento econômico. Ou seja, negócios associados à sustentabilidade significam um caminho de equilíbrio para um futuro próspero e sustentável!
Referências
- O que é sustentabilidade empresarial? – Sebrae
- Gestão Sustentável nas Empresas – Sebrae
- Natura – Sustentabilidade
- 5 marcas de beleza que possuem iniciativas sociais e sustentáveis
- Do Customers Really Care About Your Environmental Impact? – Forbes
- What is Sustainability? How Sustainabilities Work, Benefits, and Example – Investopedia
- O que é terceiro setor? – Ministério Público do Estado de Goiás
- UNICEF no Brasil – O que fazemos – UNICEF
- Redução de custos: dicas de sustentabilidade – Sebrae
- Sustentabilidade na indústria: é possível manter uma produção aliada a atitudes sustentáveis – G1