Dia da Internet Segura

Um chamado para responsabilidade com o mundo online

#tmjUNICEF
09 março 2023

Geração Z e internet
Desde os anos 2000, as gerações de crianças e adolescentes têm tido uma relação bastante próxima com a tecnologia. Em especial os adolescentes e jovens adultos, que contam com o acesso às redes sociais, necessitam prestar maior atenção ao conteúdo a que são expostos e procurar sempre agir de maneira ética na interação com outros indivíduos.

Ao longo dos anos, notou-se a fragilidade da internet e sua influência no comportamento humano e desenvolvimento de jovens e adolescentes. O Dia da Internet Segura surgiu como um plano de ação para a conscientização sobre o uso da internet no mundo.

O que é o Dia da Internet Segura?
O Dia da Internet Segura – do inglês Safer Internet Day (SID) – tem sua criação relacionada a uma iniciativa instituída pela União Europeia. Sendo assim, desde o ano de 2004, ocorrem campanhas anuais no mês de fevereiro promovidas pelo Insafe.

Devido à sua importância ao longo dos anos na missão de informar, divulgar e promover materiais relacionados a regras de comportamento no meio virtual, o Dia da Internet Segura foi adotado por diversas organizações e entidades relacionadas à promoção dos direitos humanos – a exemplo do UNICEF Brasil – para promover um ambiente digital mais agradável, respeitoso e inclusivo.

Por que existe o Dia da Internet Segura?
A ação de órgãos como o governo, representantes corporativos, organizações da sociedade e educadores é essencial para fornecer um ambiente digital mais seguro e melhor para usuários jovens.

Ainda não existem, no Brasil, leis e normas que regulem especificamente o comportamento dos indivíduos nas redes sociais, por exemplo, mas cabe a nós a atenção a certas regras de conduta, e é justamente isso que o Dia da Internet Segura busca promover, por meio do trabalho conjunto entre parceiros (com apoio institucional, apoio de mídia e patrocínios).

Dicas do #tmjUNICEF de como cuidar da saúde mental no ambiente digital:
Nós do #tmjUNICEF separamos três dicas de como vocês podem cuidar da saúde mental no ambiente digital:

  • Filtrar o conteúdo que acessamos na internet e dar preferência aos que agregam algo positivo a nossa rotina, saúde, nossos estudos e relacionamentos;
  • Não exagerar no tempo de uso das redes sociais e dar pausas para investir em hobbies e outras atividades de lazer;
  • Manter um comportamento adequado e harmonioso nas redes sociais, interagindo com outras pessoas de maneira respeitosa, amigável e ética, e denunciando condutas inadequadas e violentas.

Lembre-se: tamo junto, não importa o que aconteça! Vamos tornar a internet um lugar seguro para todos nós.

Links úteis
Abaixo estão alguns links úteis relacionados à promoção de um ambiente digital ainda mais seguro:

Para promover um ambiente digital saudável, temos os materiais da campanha do Dia da Internet Segura em 2023: https://www.safernet.org.br/site/sid2023/recursos

Para promover a saúde mental nas redes sociais e autoestima, temos o Topity: https://www.unicef.org/brazil/topity-um-chatbot-para-melhorar-sua-autoestima

Para que você possa conversar e desabafar sobre algum assunto, temos o Pode Falar (lembrando que o Pode Falar não substitui o atendimento psicológico especializado): https://www.podefalar.org.br/

*Texto: Thais Ohashi, Gabriela Madalena e Cristine Gleyser
Revisão: Gabriela Madalena

Blog escrito pelas voluntárias e pelos voluntários do #tmjUNICEF, o programa de voluntariado digital do UNICEF. São adolescentes e jovens de todo o Brasil que participam de formações sobre direitos de crianças e adolescentes, mudanças climáticas, saúde mental e combate às fake news e à desinformação.

Explore os tópicos do nosso blog: