Guião Práctico do Saneamento Total Liderado pela Comunidade

O guião descreve aos activistas comunitários técnicas de mobilização social do STLC

Victorina Tchinhngala, 13 anos, lava as mãos ao lado da latrina construída em sua aldeia, Waleca, Angola
UNICEF/Angola/2016/Karin Schermbrucker

Destaques

O Saneamento Total Liderado pela Comunidade (STLC) é um método utilizado pelas comunidades para alcançar a condição de “comunidade sem defecação ao ar livre” (SDAL), através da construção de latrinas e da garantia de que todas as famílias lavem as mãos com água e sabão, cinza, ou outro material disponível.

O presente guião é uma iniciativa do Ministério do Ambiente (MINAMB) e do UNICEF Angola, e foi concebido para dotar os activistas comunitários, também conhecidos como “Líderes em Saneamento Total Liderado pela Comunidade e Escolas” (STLC/E), de uma ferramenta de trabalho de rápida referência para facilitar as tarefas diárias de mobilização social.

O conteúdo foi elaborado com base em materiais desenvolvidos na província da Huíla, tendo o formato sido adaptado do “CLTS Training Manual for Natural Leaders”, produzido na Serra Leoa.

Neste guião são descritas técnicas para apoiar os Líderes em STLC/E em todas as fases de implementação, nomeadamente no pré-despertar, despertar e pós-despertar. No entanto, este documento não deve ser entendido como um guião a consultar no momento de despertar. Um bom líder deverá ser capaz de utilizar os seus próprios métodos, com base na sua experiência e formação.

Guião Práctico do Saneamento Total Liderado pela Comunidade
Autor
MINAMB, UNICEF Angola
Data de publicação
Idiomas
Português

Ficheiros disponíveis para descarregar