Água e saneamento nas escolas de Angola
Diagnóstico das Condições de Água e Saneamento em 600 Escolas de 6 Províncias de Angola
Destaques
Água, saneamento e higiene são essenciais para saúde desenvolvimento e bem-estar de uma criança em idade escolar. Com a necessidade de ter um conhecimento da realidade que afecta milhares de crianças em idade escolar, a Direcção Nacional do Ensino Geral com o apoio das Direcções Provinciais de Educação do Cunene, Huíla, Bié, Luanda, Namibe, Huambo e o UNICEF, levou a cabo um inquérito breve a seiscentas (600) escolas com o intuito de avaliar o estado sanitário das mesmas. Esta avaliação teve e tem como principal objectivo abrir caminho a um debate sobre acesso à água, saneamento e higiene, bem como no planeamento e orçamentação adequada para escolas primárias.
A ideia de acesso a água, saneamento e higiene, planeamento e orçamento adequado é multidimensional, inclusivo e não limitado a construção de facilidades. Cada componente do programa que requer uma Escola Amiga da Criança deve contemplar promoção educativa de higiene e saúde, operação e manutenção das facilidades sanitárias, suportada por um sistema de advocacia regional e nacional.
Este estudo de caso tem como objectivo a análise de possíveis obstáculos ou áreas de estrangulamento ao programa de água, saneamento e higiene nas escolas em Angola, através da aplicação do Modelo abrangente de Tanahashi (1978) tendo em conta as seguintes áreas prioritárias: Ambiente Favorável, Oferta, Procura e Qualidade.