Lançamento da Iniciativa Nacional Desafio Genial.
Ideias criativas e soluções inovadoras para os desafios que a juventude enfrenta no seu dia a dia e nas suas comunidade.

O UNICEF, com o apoio do Governo de Angola, apresentou e lançou o Desafio Genial– uma competição que desafia jovens empreendedores com ideias criativas, em diferentes áreas, a criar soluções inovadoras para questões do seu dia a dia, ao mesmo tempo que desenvolvem importantes habilidades e competências, por meio de um processo de mentoria.
O Desafio Genial faz parte de uma iniciativa global denominada Youth Challenge implementada em mais de 40 países. Em Angola a iniciativa é implementada em parceria com o Ministério do Planeamento, Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Ministério da Juventude e Desportos e Ministério da Educação.
O evento de apresentação e lançamento do desafio, realizado em Luanda no salão do Museu das Forças Armadas- Fortaleza de São Miguel, foi marcado com a presença de Luis Epalanga, este que é Secretário de Estado para o Planeamento, entre outros representantes de departamentos ministeriais, e agências das nações unidas, entre os painelistas estavam Dr. Kikas Machado, Director Nacional para a Juventude, Dr. Orlando Lundoloqui, Director Nacional para o Ensino Secundário e Alano Sicato, Consultor do MAPTSS sem esquecer dos mais de 200 jovens em representação às variadas organizações da sociedade civil e estudantes.
Sociedades que contam com uma estrutura demográfica jovem conseguem se beneficiar do fato de ter a maior parte de sua população no período de vida mais produtivo. Com cerca de 2/3 de sua população com menos de 25 anos, Angola tem a chance de aproveitar esse dividendo demográfico e se posicionar competitivamente no cenário global. Ao investir no desenvolvimento de habilidades e conhecimento dos jovens, Angola poderá superar obstáculos significativos no seu crescimento econômico.
De acordo com Alano Sicato, Consultor do MAPTSS, vivemos em um contexto onde é importante que as soluções correspondam ao crescimento da população jovem, devemos concentrar nossos esforços em políticas públicas e recursos que garantam que os jovens tenham acesso às oportunidades necessárias. Acrescentou que “precisamos encontrar maneiras de envolver ativamente os jovens, permitindo que desempenhem um papel central no processo de desenvolvimento do país.”
Antero de Pina, Representante do UNICEF, sublinhou que “o envolvimento ativo dos jovens é fundamental para impulsionar a transformação nas comunidades. A criatividade e energia são recursos valiosos para enfrentar os desafios atuais. Sem o engajamento total dos jovens, nossos esforços serão limitados.”
O UNICEF vê o Desafio Genial, como uma oportunidade de estimular a participação e o engajamento cívico dos jovens que procuram ter um impacto social nas suas comunidades. De forma a colocar os jovens no papel de protagonistas, não apenas como beneficiários passivos, mas como líderes ativos na criação de soluções para os problemas que enfrentam nas suas comunidades.
Para Yonaza Almeida, esta que é influenciadora digital, apesar de não ter idade apta para participar, pretende reunir esforços para que a sua comunidade esteja engajada. “O desafio genial é uma boa oportunidade para os jovens que têm ideias geniais e não conseguem implementar” Afirmou a influenciadora Yonaza.

Yohana Selei, criadora do projecto Inspire-se, este que é voltado à inclusão de mulheres com deficiência na área da moda, relata que a iniciativa é vantajosa e que aceita ser desafiada.
“ O desafio genial traz todas as ferramentas para desenvolvermos soluções para os reais problemas sociais e que o desafio está aberto para todos é acessível, inclusivo e proporciona oportunidade para que todos possamos ser criativos com as nossas habilidades únicas”.

Por outro lado, a jovem estudante, Bruna de Almeida de 18 anos disse que “a iniciativa é muito boa e trará resultados promissores; vou aproveitar esta oportunidade e participar juntamente com os meus colegas.”
Denilson Agostinho, de 21 anos, membro da Associação Íris de Angola reconheceu que “com este desafio da juventude, todos os jovens terão a chance de dar vida às diferentes ideias que visam solucionar os problemas sociais.“
A nível global o Desafio para a Juventude, incentiva a maior geração de jovens da história a se tornarem membros produtivos e engajados da sociedade. O Desafio faz parte do GenU, iniciativa Generation Unlimited em português Geração Ilimitada, faz parte da Estratégia da Juventude 2030, complementando e fortalecendo programas da ONU que apoiam adolescentes e jovens ao redor do mundo.
O GenU, apoia o acesso equitativo dos jovens no mundo do trabalho e formações técnicas, aumentando o acesso a soluções de qualificação digital e oportunidades de subsistência, impulsionando habilidades de empreendedorismo para os jovens.