Instalação de pontos de lavagens das mãos tem auxiliado o combate a COVID-19 em Luanda

A promoção de boas práticas de higiene e o acesso à água e saneamento estão entre as medidas mais importantes para combater a pandemia.

Heitor Lourenço
Pontos lavagem das mãos
UNICEF/ANG-2021/Luis Nicolau
02 Setembro 2021

O UNICEF trabalha com o Governo da Província de Luanda e a Visão Mundial na instalação de pontos de lavagem das mãos em 5 municípios e distritos da província de Luanda. Técnicos de água, higiene e saneamento como o José Abraão apoiam este processo no município de Talatona.

“Essencialmente instalámos os pontos nos hospitais, nos mercados, nos orfanatos, escolas primárias, por serem esp+aços de algum movimento e também onde residem pessoas vulneraveis”, conta o técnico.

“O processo de instalação dos pontos de lavagem é feito através das administrações municipais que identificam os locais com falta de materiais de biossegurança, é feito o mapeamento e só depois a instalação. O número de pontos depende muito da dimensão do lugar”, acrescenta José Abraão.

O técnico que diariamente visita várias unidades de saúde, creches, escolas e mercados do seu município, diz ainda que não se trata de uma acção que visa apenas o período de pandemia, pois os pontos de água estarão disponíveis após o fim da situação pandémica do novo Corona vírus.

Para além da instalação dos pontos de lavagem das mãos com água e sabão os técnicos também desenvolvem acções de sensibilização pois é necessário informar as pessoas como usar correctamente os pontos e manter a sua conservação.

Pontos lavagem das mãos
UNICEF/ANG-2021/Luis Nicolau

Durante o trabalho na comunidade os técnicos apoiam a criação de outras condições para a prática da lavagem das mãos de forma adequada, como a disponibilização de sabão, por exemplo.

“Há pessoas que não têm meios para lavar as mãos, e nós trabalhamos para identificar algumas mulheres das comunidades vulneráveis que possam ser incluídas na produção de sabão e algum material de biossegurança”, conta José Abraão que também apoia o projecto de produção de sabão envolvendo mais de 25 cooperativas de mulheres na província de Luanda. 

O processo de instalação dos pontos de água está incluído no projecto “Mantém a COVID-19 distante”, coordenado pelo Governo da Província de Luanda, que conta com o financiamento da EU ECHO e o apoio técnico do UNICEF.

Desde o início do projecto mais de 280 pontos de água já foram instalados em 113 instituições onde várias pessoas receberam informações variadas sobre prevenção da COVID-19 e outras medidas e cuidados com a criança.

Pontos lavagem das mãos
UNICEF/ANG-2021/Luis Nicolau

A moradora Patrícia Kuanza é acompanhada numa das Unidades de Saúde no município de Talatona, beneficiou de uma das acções de sensibilização do projecto e testemunhou a instalação do ponto de água.

Conta a paciente da Unidade de Saude que “anteriormente quando se dirigiam à Unidade de Saúde recorriam a um pequeno balde que nem sempre continha água, para a lavagem das mãos”

Sobre a sessão de sensibilização que atendeu, Patrícia diz ter aprendido mais sobre os sinais e sintomas da COVID-19, formas de prevenção, e a forma correcta de lavar as mãos que protege de várias doenças das mãos serve para prevenir enfermidades, que depois de lavarmos as mãos não devemos tocar em superfícies contaminadas”.

Durante a acção de sensibilização Patrícia também recebeu informações sobre a protecção dos direitos da criança, um dos temas apresentados pelos activistas nas sessões de sensibilização.