Gestores e técnicos de várias instituições recebem formação sobre saneamento e gestão de resíduos.
Com esta formação os gestores e técnicos beneficiados poderão contribuir para a melhoria dos serviços de saneamento, água, higiene, gestão e valorização de resíduos nas suas comunidades.
Luanda 08 de Junho de 2023 - Mais de 50 técnicos ligados ao sector de água e saneamento participam na formação de formadores em gestão e valorização de resíduo, educação ambiental, saneamento condominial e engajamento comunitário.
A actividade faz parte da iniciativa de “Melhoria de serviços de Saneamento, Água, Higiene e Gestão de Resíduos em Angola” um projecto de Cooperação Trilateral Sul-Sul resultante da parceria entre o Governo de Angola, o UNICEF, o Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul e financiado pelo fundo IBAS.).
O objectivo principal desta formação é capacitar formadores e multiplicadores em temas pertinentes à gestão e valorização de resíduos sólidos, de forma que estes possam realizar treinamentos com os diferentes tipos de público abrangidos pelo projecto de cooperação.
Apoiado pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Trilateral Sul-Sul (UNOSSC), implementado na área da Água, Saneamento e Higiene (WASH, da sigla em inglês), a iniciativa está focada nos sistemas de esgotos Condominiais, gestão de resíduos e saúde pública.
As formações que se realizam de forma híbrida, conta com formadores Brasileiros que trazem, conhecimentos, técnicas e estratégicas que envolvem o sector de resíduos sólidos e a implantação dos projectos, buscando estabelecer as conexões entre os contextos da realidade brasileira e angolana sempre que possível.
Participam da formação gestores e técnicos de Organizações não Governamentais, grupos de catadores, representantes de instituições governamentais, centro de formações, academia, e outras instituições ligadas ao sector de WASH.
Uma destas participantes é Suzeth Manuel, catadora da cooperativa DECSU, afirma que “apesar de estar dentro de uma cooperativa, não tinha um conceito amplo de gestão ambiental ela acrescenta que “graças a esta formação que o estou a aprender coisas novas e estes conhecimentos passarei aos meus colegas”.
Fernando Lourenço, estudante do curso Economia e gestão de Saúde da Universidade Católica de Angola, ressaltou que ”a formação tem sido uma experiência única e bastante proveitosa com temas muito pertinentes, visto que muitas doenças são provenientes da falta de saneamento básico e da má condição que o meio ambiente apresenta”.
“Como catadora aprendi a fomentar o trabalho da gestão de resíduo no âmbito da valorização, tratamento adequado e o lixo à ir no seu destino ideal, pegarei estes conhecimentos e aplicarei na comunidade onde a minha cooperativa trabalha porque lá precisam muito deste conhecimento” conta Rebeca Bento, catadora da cooperativa COLIMPA.
A formação tem a duração de dois meses e está a ser realizada nas instalações do UNICEF.